clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/12/2006 22h55min

Aeronáutica nega que caos aéreo tenha a ver com controladores

Waldir Pires e brigadeiro Luis Carlos Bueno fizeram comunicado

O ministro da Defesa, Waldir Pires, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, fizeram um comunicado na noite desta terça-feira sobre os problemas nos aeroportos brasileiros, causados por uma pane no centro de controle de Brasília, o Cindacta 1. De acordo com o ministro, o caos instaurado na aviação brasileira durante toda esta terça-feira não teve nada a ver com os controladores de vôo.

– As investigações estão sendo realizadas em torno dos instrumentos e equipamentos – disse Pires.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, também afirmou que os problemas nos aeroportos não tiveram relação com uma suposta operação padrão dos controladores de vôo.

– Tivemos uma série de problemas nos últimos dois meses, mas não tínhamos nenhum problema hoje de espaço aéreo. A redução de atrasos diminuiu tremendamente e acreditamos que essa fase negativa tenha sido ultrapassada – afirma.

Bueno também declarou que um relatório está sendo preparado sobre a pane desta terça-feira e deverá ser divulgado em uma semana. Além disso, o brigadeiro afirmou que esse foi o primeiro incidente depois de “ter o controle de tráfego aéreo totalmente coberto”. Desde a manhã, a pane no sistema de comunicação da torre de controle em Brasília, Cindacta 1, ocasionou a falha nos contatos entre a torre e os aviões.

– Somos um dos países com maior índice de segurança no mundo – disse Bueno.

Todas as decolagens estão suspensas até a manhã desta quarta-feira nos aeroportos de Congonhas (SP), Confins (MG) e Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF). A exceção é a ponte aérea Rio-São Paulo, que vai decolar normalmente. Os três aeroportos somente realizarão o pouso de aeronaves ao longo da noite. Por isso a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, excepcionalmente, que os pousos em Congonhas sejam feitos durante a madrugada. Normalmente o aeroporto funciona até as 23h.

A Anac recomenda que os passageiros procurem as companhias aéreas para confirmar o horário de embarque. A previsão é de que quarta-feira o sistema esteja normalizado nos três aeroportos. À tarde, ainda sem comunicação via rádio, a Aeronáutica havia decidido cancelar entre 13h e 15h todos os vôos da área de cobertura do Cindacta 1, as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.