clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/12/2006 19h37min

TRE-MG suspende diplomação de Juvenil Alves

Quadrilha de deputado petista é acusada de cometer lavagem de dinheiro

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Rogério Medeiros Garcia de Lima, suspendeu a diplomação do deputado federal eleito pelo PT Juvenil Alves na tarde desta sexta-feira. A decisão vale até o fim do processo de investigação de abuso de poder econômico e atendeu a um pedido do Ministério Público Eleitoral.

Preso na Operação Castelhana da PF, que deteve outras 12 pessoas por fraude fiscal, o deputado é suspeito também de crime eleitoral. O diretório do PT em Minas suspendeu temporariamente o político. Caso as denúncias contra ele feitas pela PF sejam confirmadas, o deputado poderá ser expulso do partido.

Documentos apreendidos pela Polícia Federal durante a Operação Castelhana poderiam comprovar prática de ilícito eleitoral, como recebimento de doações não declaradas. O juiz Rogério Medeiros determinou a notificação do deputado eleito e impôs segredo de Justiça a todos os documentos que constam na representação do Ministério Público Eleitoral.

Juvenil Alves, que também é advogado, é acusado de comandar uma quadrilha e está preso na carceragem da PF. Após cinco dias na prisão, o deputado deixou a cadeia, na madrugada de terça-feira, com o fim do prazo da prisão preventiva. Porém, voltou menos de 24 horas depois, após ser flagrado tentando coagir testemunhas.

Segundo a PF, a quadrilha teria causado prejuízo de R$ 1 bilhão em operações de lavagem de dinheiro. O escritório do deputado, um dos mais conhecidos de Belo Horizonte, é especializado em abrir sociedades off-shore no Exterior, em nome de laranjas, para ocultar bens de empresários brasileiros.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.