clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/11/2006 14h23min

Passageiros enfrentam transtornos nos principais aeroportos do país

Aeroporto do Rio tem atraso em metade dos vôos previstos para esta segunda

Os passageiros enfrentam transtornos e atrasos nos principais aeroportos do país nesta segunda-feira. A situação se agravou devido ao feriado municipal em algumas cidades brasileiras, no Dia Nacional da Consciência Negra.

Os números são alarmantes. Dos 807 vôos programados em todo o país, 288 (cerca de 35,7%) registraram atrasos superiores a 45 minutos. De acordo com o site Globo Online, 44,2% dos vôos contabilizaram demoras superiores a 15 minutos, até as 12h.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim já acumula atrasos de mais de meia hora em 32 vôos, segundo informações da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O número corresponde a metade das 32 decolagens previstas para a manhã de hoje.

No Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, passageiros enfrentam atrasos de duas a três horas para embarques e desembarques. Desde a meia-noite, 29 aeronaves pousaram ou saíram com atraso. O vôo 1662 da empresa Gol, que deveria ter chegado de Porto Alegre às 05h10min, só deve pousar em Recife durante a tarde.

O sistema de controle de tráfego aéreo do Sul foi danificado este final de semana por um raio. O mau tempo, segundo a Infraero, é a principal causa dos atrasos em todo país.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba opera normalmente. Apenas 12 vôos apresentam atraso e não houve nenhum cancelamento até o momento. Ontem dos 109 vôos previstos, 52 sofreram atrasos e quatro foram cancelados. A média de atrasos foi de três horas e 14 minutos.

Na manhã de hoje, cerca de 40 passageiros da empresa aérea Gol invadiram a pista do aeroporto, para protestar contra o atraso de mais de dez horas em um vôo que seguiria de Curitiba para Congonhas, em São Paulo. A ação obrigou a Infraero a suspender todas as operações por 15 minutos.

A Aeronáutica abriu inquérito Policial Militar (PM) para verificar se houve ação criminosa na operação-padrão dos controladores de vôo. Desde o início do mês, a operação provocou atrasos e cancelamentos de vôos em todo o país.

AGÊNCIA BRASIL

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.