clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/10/2006 14h04min

Irmão de candidata é preso fazendo boca de urna

Homem estava distribuindo material de campanha de forma irregular

O irmão da candidata do PT ao governo do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, foi detido pela Polícia Federal ao fazer boca de urna no centro de Belém. Santos Estanislau de Vasconcelos Carepa estava na Avenida Governador José Malcher com a Travessa Castelo Branco fazendo boca de urna e distribuindo material de campanha de forma irregular.

Além disso, antes do candidato do PSDB ao governo do Pará, Almir Gabriel chegar em sua zona eleitoral para votar, houve um incidente no Instituto Educacional Estadual do Pará (IEEP), mesmo local onde o tucano votaria. O historiador Maurílio Monteiro, professor de Altos Estudos Amozônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ex-cunhado de Ana Júlia, foi agredido, derrubado e chutado quando se dirigia com o filho para registrar seu voto.

Monteiro chegou ao IEEP com um adesivo da candidata do PT ao governo, Ana Júlia Carepa, afixado à camisa. A escola já estava tomada por militantes do PSDB e aliados de Almir Gabriel. Ele foi insultado por um grupo de peessedebistas que o chamou de "sanguessuga e mensaleiro". O historiador é irmão do superintendente do Ibama no Pará, Marcílio Monteiro, ex-marido da senadora Ana Júlia.

Segundo versão de militantes tucanos, ele teria agredido primeiro um militante do partido, explicação que foi desmentida por Monteiro.

– Me empurraram, me bateram e me chutaram no chão. Tem militantes em todo o colégio, dentro da seção. É um absurdo. Me chamaram de sanguessuga e mensaleiro. Me agrediram porque eu estava com o adesivo. Estão cerceando o direito das pessoas de votarem.

Depois de votar, Monteiro teve de ser escoltado pela Polícia Militar para deixar a zona eleitoral.

A Polícia Federal já deteve pelo menos 20 pessoas que também faziam boca de urna em vários bairros de Belém.

Ao contrário do primeiro turno, poucas urnas foram trocadas pela manhã. Cinco haviam sido substituídas até as 11h. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, duas urnas foram substituídas na 55ª Zona, em Almerim, no Baixo Amazonas.A troca se deu por porque uma das urnas apresentou problema na bateria interna após interrupção no fornecimento de energia. A segunda urna teve problemas com o programa.

Em Castanhal, no nordeste paraense, foram substituídas três urnas na 4ª Zona. Uma delas apresentou erro de data e as outras duas no programa.

AGÊNCIA GLOBO

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.