clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/10/2006 18h44min

PSDB prepara ofensiva negando que Alckmin queira privatizar a Petrobras

Deputado tucano defende venda da Vale do Rio Doce no governo FH

Depois de reunião com parte da bancada do PSDB, o deputado Alberto Goldman (SP), vice na chapa do governador eleito José Serra, disse que a campanha de Geraldo Alckmin fará um trabalho intensivo nos Estados para rebater "as acusações falsas" de que o tucano pode privatizar empresas públicas como Petrobras e Correios, caso seja eleito. Goldman referiu-se aos petistas que estariam difundindo a versão como "filhotes de Goebbels", em referência ao ministro da propaganda nazista.

Goldman disse que o programa de Alckmin não fala em privatização, mas defendeu as que foram feitas pelo governo Fernando Henrique Cardoso, como a da Vale do Rio Doce.

– A Vale era uma empresa mal gerenciada, a lucratividade era baixíssima. Os controles sobre as empresas públicas dificultam o funcionamento delas – afirmou.

Goldman disse que, quando o governo FH flexibilizou o monopólio do petróleo, o próprio presidente fez questão de redigir um documento assegurando que não iria privatizar a Petrobras. Segundo Goldman, o PSDB não pensa em privatizar a Petrobras porque seria trocar um monopólio público por um privado. Ele afirmou, no entanto, que se ela fosse uma empresa privada seria muito mais lucrativa:

– Se a Petrobras fosse gerenciada pelo setor privado, dava o dobro de lucro ou mais.

O tucano disse que é difícil gerir as empresas estatais porque os controles rígidos sobre elas impedem, por exemplo, que sejam contratados os melhores executivos para gerenciá-las. Segundo ele, depois que a Vale foi privatizada, o mercado da siderúrgica se ampliou, incluindo países como a China.

– A gestão privada é melhor. Não sei se teríamos isso se ela (a Vale) ainda fosse estatal. No setor privado, os salários são altos. Tem gente com salário superior a R$ 200 mil, só sendo muito abnegado mesmo para vir para uma estatal – disse.

Ainda segundo o tucano, os petistas poderiam ter desfeito as privatizações, caso estivessem convencidos de que é o melhor para o país:

– Em quatro anos, eles poderiam ter recuado e retomado as empresas.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.