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 | 03/10/2006 09h41min

Legacy pode ter desobedecido a ordem de torre de comando

Jato estaria voando na mesma rota do Boeing 737-800 da Gol

Novas informações recolhidas pelos órgãos do governo encarregados da investigação das causas da queda do Boeing 737-800 da Gol revelam fortes indícios de que o jato Legacy, pilotado pelo americano Joe Libore, pode ter contrariado orientação da torre de comando da Aeronáutica, na decolagem em São José dos Campos (SP), permanecendo na rota do Boeing. Esse comportamento pode explicar as causas do acidente que matou 155 pessoas.

De acordo com a Aeronáutica, 100 corpos já foram localizados. De acordo com reportagem do site O Globo Online, informações apuradas pelos investigadores mostram que o piloto do Legacy pediu autorização para voar a uma altura de 37 mil pés, a mesma que o Boeing vinha usando desde Manaus. No dia do acidente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o Boeing da Gol estava a 36 mil pés, informação que contraria a regra do controle de vôo no país. As aeronaves que partem do Norte em direção ao Sul sempre usam rotas ímpares em níveis de vôo, como 35 ou 37 mil pés. Já os aviões que partem do Sul em direção ao Norte, os níveis são pares. Por isso o Legacy tinha que estar a 36 ou 38 mil pés.

Uma fonte da Infraero esclareceu que uma aeronave pode voar "na contramão" em situações especiais, quando não há tráfego aéreo. Foi o que teria acontecido com o Legacy na primeira etapa de sua viagem em direção a Manaus. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, confirmou ontem que o plano de vôo do Boeing estabelecia uma altitude de 37 mil pés e o do Legacy, 36 mil pés. Ele também disse que os dois se chocaram a 37 mil pés.

O Comando da Aeronáutica divulgou nota informando que foram encontradas nesta segunda-feira as duas caixas-pretas do Boeing 737 da Gol, que caiu na última sexta-feira. Agora, os equipamentos de gravação de voz e de dados serão encaminhados à comissão de investigação do acidente para serem analisados. Também serão encaminhados para a sede do fabricante do avião nos Estados Unidos para perícia.

 

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