clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/09/2006 21h42min

Galindez vence a quinta etapa do Troféu Brasil de Triatlo

Entre as mulheres, a carioca Ana Boccanera dominou a prova em Santos

Depois de reinar durante sete anos, de 1997 a 2003, o argentino Oscar Galindez mostrou que continua firme no Troféu Brasil de Triatlo. Em uma participação especial na quinta etapa do ranking, disputada neste domingo em Santos, o triatleta voltou a vencer, de forma tranqüila. Em ritmo de preparação final para o Ironman do Havaí, onde figura entre as estrelas, Galindez decidiu competir em casa, já que mora em Santos há 11 anos.

Depois de enfrentar dificuldades na natação, ele imprimiu um ritmo forte no pedal, quando assumiu a ponta e abriu vantagem, e depois ratificou a atuação na corrida. O argentino completou o percurso de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida em 1h42min41s, quase dois minutos à frente do goiano Santiago Ascenço, campeão em 2004, vice em 2005 e líder este ano.

– Competir em Santos é bom. É só acordar e vir. Moro aqui pertinho – brincou. Este ano conquistou o bicampeonato no Ironman Brasil e o hepta no Triatlo Internacional de Santos. – Tenho um carinho muito grande por Santos, que me acolheu muito bem. Grande parte da minha carreira foi feita na Cidade – acrescentou Galindez, que acaba de completar 20 anos de triatlo.

Na prova deste domingo, ele reclamou das dificuldades na natação e chegou a pensar em abandonar a prova.

– Fiz um ciclismo e uma corrida fortes. Foi parte do meu treino, um ritmo forte e com velocidade. O resultado final é conseqüência, o importante é ter uma boa performance e nisso fui excelente. Serviu como avaliação para fase de treino que estou – disse o competidor de 35 anos. – O nível estava muito forte. O Santiago, o Fabinho e o Maurinho fizeram boas provas e isso é importante.

A briga ficou mesmo para o segundo lugar entre Santiago Ascenço e os santistas Fábio Carvalho (vencedor da etapa inicial) e Mauro Miyasiro, três triatletas com chances de chegar ao título na temporada. Santiago levou a melhor, chegando em 1h44min11s. Fabinho foi o terceiro colocado, com 1h46min16, seguido de Maurinho, com 1h46min47s. O paulistano Guto Antunes completou o pódio, com 1h48min56s.

Entre as mulheres, a carioca Ana Boccanera, bicampeã em 2004 e 2005, dominou a prova do início ao fim, cruzando a linha de chegada em 2h05min01s, e está mais próxima do tricampeonato. A argentina Maria Soledad Omar, vice-campeã nos dois últimos anos, chegou em segundo, com 2h06min09s. Quem comemorou muito foi a santista Fernanda Garcia, que garantiu o terceiro lugar na prova, com 2h07min26s, o seu melhor resultado no torneio entre as profissionais. Taisa Gentina, de São Carlos, ficou em quarto lugar, com 2h10min30s, seguida da carioca Letícia Vorcaro, com 2h11min59s.

O Troféu Brasil terá mais duas etapas, ambas em Santos. A próxima disputa está confirmada para o dia 22 de outubro e a grande final, com pontuação peso 1,5, será no dia 3 de dezembro.

GAZETA PRESS

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.