clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/09/2006 21h06min

PSDB quer apurar ligação entre dossiê e mensalão

Deputado tucano prepara dois requerimentos para aprofundar investigação

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse nesta quinta-feira que, caso a CPI dos Sanguessugas não investigue a relação entre o escândalo do dossiê com os casos do mensalão e da compra de ambulâncias, será inevitável a instalação de uma nova comissão parlamentar de inquérito.

– A CPI das Sanguessugas tem competência para apurar isso. Se deixar de fazer essa investigação, será inevitável a abertura de uma quarta CPI, pois as denúncias são muito graves. Essa é a primeira vez, desde o início de todas as investigações, que surge um fato que chega tão perto do presidente da República – afirma o tucano.

A relação dos escândalos começou a aparecer, segundo Fruet, após a divulgação de que empresas pertencentes a Freud Godoy - ex-assessor especial e segurança de campanhas do presidente Lula - receberam recursos de empresas do publicitário Duda Mendonça e de Marcos Valério de Souza, principal operador do mensalão.

– É uma trágica ironia: episódios dos quais o presidente provavelmente tinha conhecimento não chegaram até ele com esse grau de proximidade. No caso do dossiê, que o presidente possivelmente até desconhecia, há pessoas muito próximas envolvidas, o que no mínimo mostra o clima de vale-tudo que se instalou em torno da maior autoridade do país – disse Fruet.

Gustavo Fruet prepara dois requerimentos destinados a aprofundar as investigações sobre as ligações entre o recente escândalo do dossiê e o do mensalão, investigado pela CPI dos Correios no ano passado. O primeiro é um pedido de informações ao Ministério da Justiça para que investigue e informe a origem do R$ 1,7 milhão que seria utilizado por petistas para pagar o dossiê contra os tucanos.

Além disso, o deputado vai encaminhar ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um pedido para que autorize parlamentares a acessar documentos e quebras de sigilos armazenados pela CPI dos Correios. Depois do fim da comissão, os parlamentares não podem mais ter acesso aos dados, que só podem ser requisitados pela Justiça ou pelo Ministério Público.

Um grupo de deputados e senadores também prepara outro requerimento, solicitando a Calheiros a transferência de toda a base de dados da CPI dos Correios para a da Sanguessugas.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.