clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 13/09/2006 20h08min

TV cubana mostra novas fotos de Fidel Castro

Líder cubano aparece conversando com o deputado argentino Miguel Bonasso

A televisão cubana exibiu hoje novas fotografias de Fidel Castro, convalescente, após uma delicada intervenção cirúrgica. As imagens mostram o presidente de Cuba sentado em uma cama e conversando com o deputado argentino Miguel Bonasso.

A divulgação das fotos acontece às vésperas da reunião de chefes de Estado e do Governo da Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (Noal), que será realizada esta semana em Havana. As autoridades cubanas não confirmaram se Fidel, que delegou provisoriamente o poder a seu irmão Raúl Castro em 31 de julho, comparecerá às reuniões da cúpula.

Nas fotografias divulgadas hoje, Fidel Castro, de 80 anos, aparece vestindo pijama e um roupão vermelho, sentado sobre a cama do quarto onde se recupera, lendo, conversando com Bonasso, e com o livro Cem horas com Fidel, do jornalista Ignacio Ramonet. Desde que deixou provisoriamente o poder, Fidel já teve fotografias veiculadas pela imprensa oficial da ilha em quatro ocasiões, além de aparecer em dois breves vídeos com imagens das visitas do líder venezuelano Hugo Chávez.

No último vídeo, exibido em 1º de setembro, Fidel Castro pôde ser visto sentado na cama, conversando animadamente com Hugo Chávez. No dia 5, na última série de fotografias publicadas até então, ele aparecia sentado em uma cadeira de balanço, lendo e tomando notas em um caderno.

Na mensagem que acompanhou as imagens, o próprio Fidel reconheceu ter perdido quase 20 quilos. O líder afirmou já ter superado a fase mais crítica de sua doença, cuja natureza ainda é desconhecida. Na falta de relatórios médicos, as imagens do líder cubano e os comentários de altos funcionários do governo da ilha dão uma idéia à população sobre a evolução do estado de saúde do líder.

O ministro das Forças Armadas e presidente provisório de Cuba, Raúl Castro, foi o último a enviar uma mensagem otimista sobre a recuperação de seu irmão. Raúl Castro afirmou ontem à noite que o líder cubano não está "jogado na cama, mas dando ordens por telefone".

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.