clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/08/2006 22h53min

Chávez diz que Fidel é o papa dos revolucionários

Presidente da Venezuela e o da Bolívia, Evo Morales falaram sobre o líder cubano

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse hoje que o governante cubano, Fidel Castro, é o papa dos revolucionários, e que o presidente boliviano, Evo Morales, terá um lugar na história junto a Tupac Catari e Simón Bolívar. As comparações foram feitas por Chávez em seu programa dominical de rádio e televisão Alô, Presidente!, depois que o líder venezuelano recebeu uma ligação do colega boliviano Evo Morales.

A recuperação de Fidel Castro, que na segunda-feira cedeu o poder temporariamente devido a uma complicada cirurgia decorrente de uma hemorragia intestinal, foi o principal assunto da conversa entre os dois líderes.

– Mais do que um irmão mais velho, Fidel é como o papa para nós, os revolucionários – afirmou Chávez.

Os dois governantes fizeram votos pela pronta recuperação de Fidel Castro e desejaram seu rápido retorno às funções políticas. Morales falou sobre o clima festivo que a Bolívia vive hoje devido à instalação da Assembléia Constituinte e ao aniversário da fundação do país.

– Neste momento, os povos indígenas autóctones que serão representados nesta nova fundação da Bolívia estão desfilando – disse.

– Não sabe o quanto lamento não ter participado, mas todos os venezuelanos e os revolucionários estão contigo. Tenho que visitá-lo em breve, porque temos pendentes questões sobre o petróleo, o gás e as bolsas de estudos. Peço a Deus pela Bolívia e tenho certeza de que a Assembléia vai conseguir voltar a fundar essa pátria – respondeu Chávez.

E encerrou dizendo que Morales ocupará um lugar excepcional na história da Bolívia e da América Latina.

– Não tenho nenhuma dúvida de que estarás na História, à altura de Tupac Catari, de Simón Bolívar, de Antonio José de Sucre, de Andrés de Santa Cruz – disse Chávez.

Tupac Catari foi um dirigente aimara que cercou La Paz em 1781 e morreu esquartejado depois de ser capturado pelos espanhóis, enquanto os demais líderes mencionados por Chávez são líderes independentistas da América Latina.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.