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Rigotto terá o maior tempo nas propagandas em rádio e TV

Antônio Britto terá o segundo maior espaço, seguido por Tarso Genro

Mantidas as 10 candidaturas ao governo do Estado lançadas até esta quita-feira, dia 27 de junho, o candidato do PMDB, Germano Rigotto, terá o maior tempo no horário eleitoral gratuito em rádio e televisão. O ex-prefeito Tarso Genro (PT), candidato que lidera as pesquisas de opinião, ficaria com o terceiro melhor tempo, menor do que o destinado ao ex-governador Antônio Britto (PPS).

Como dois terços do tempo de propaganda eleitoral gratuita são distribuídos entre os candidatos de acordo com o número de representantes do partido na Câmara dos Deputados no início da atual legislatura, Rigotto beneficiou-se da aliança com o PSDB, selada há quatro dias. Embora o PSDB gaúcho tenha apenas uma deputada federal, Yeda Crusius, a bancada nacional da sigla é a segunda maior entre as 18 da Câmara, com 99 parlamentares. O tempo de 2min35s, destinado ao candidato tucano, foi somado aos 2min10s do PMDB, depois da desistência do ex-governador Vicente Bogo de concorrer.

Candidato de um partido pequeno, que tem apenas três deputados federais, Britto conseguiu mais tempo que Tarso ao aliar-se ao PFL, partido com a maior representação na Câmara: 105 deputados, entre os quais apenas um gaúcho, Roberto Argenta, hoje no PHS. Em 1998, quando concorreu à reeleição e perdeu o governo para Olívio Dutra (PT), Britto havia conseguido arquitetar uma aliança de 11 partidos, o que lhe garantiu mais da metade do horário eleitoral, cerca de 11 minutos em cada bloco de 20 minutos.

A vitória de Olívio, que dispunha de menos de três minutos, pode animar os candidatos de partidos nanicos que concorrem em chapa própria. Candidatos de partidos com bancadas federais diminutas ou inexistentes, Carlos Schneider (PSC), José Maria Vilhena (PV), Luís Carlos Martins (Prona) e Júlio Flores (PSTU) terão cerca de meio minuto para expor suas idéias. Eles são beneficiados com o rateio de um terço do tempo de propaganda, distribuído de forma igualitária entre os partidos, independentemente do tamanho da representação.

Os cálculos são extra-oficiais e serão confirmados pela Justiça Eleitoral depois da homologação das candidaturas. A propaganda no rádio e na TV se inicia no dia 20 de agosto e se encerra no dia 3 de outubro.

 

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