clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 13/05/2006 14h42min

Lula reage irritado contra reportagem da revista Veja

Presidente da República afirmou que matéria é leviana e grosseira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um desabafo muito irritado contra a revista Veja, que neste fim de semana publica reportagem dizendo que o presidente e outros petistas têm contas bancárias em paraísos fiscais. A própria revista diz que não tem provas da denúncia, que atribui ao banqueiro Daniel Dantas, dono do banco Opportunity. Lula foi questionado sobre a reportagem ao chegar ao hotel em que está hospedado em Viena.

– Não, a Veja não traz uma denúncia. A Veja traz uma mentira. Se tivessem me avisado que eu tinha 38 mil euros, eu teria comprado um presente para dona Marisa. Fico sabendo quando vou embora – disse.

Lula afirmou que a revista tem alguns jornalistas que estão merecendo o prêmio Nobel de irresponsabilidade. O presidente afirmou que só pode considerar a reportagem como um crime praticado por um jornalista ou por uma revista.

– Eu não posso comparar isso ao jornalismo. Sinceramente, é de uma leviandade e de uma grosseria que um ser humano comum não pode admitir, quanto mais um presidente da República. Vocês conhecem alguns jornalistas que eu estou citando, vocês sabem o que ele tem feito nesses últimos meses. Eu não acredito que dentro da revista Veja tenha uma única pessoa que tenha 10% da dignidade e da honestidade que eu tenho – afirmou.

Na lista, estariam os ex-ministros da Casa Civil José Dirceu, da Fazenda Antonio Palocci e da Secretaria de Comunicação Luiz Gushiken, o atual ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, o senador Romeu Tuma (PFL-SP), além do próprio presidente. De acordo com o texto da revista, o presidente Lula teria US$ 38.552,36 em paraísos fiscais.

O texto registra que a revista Veja teria buscado, "por todos os meios legais", confirmar a veracidade da lista. A matéria cita que, submetida a uma perícia contratada pela revista, o material apresentou inúmeras inconsistências. De acordo com o mesmo texto, os editores teriam decidido publicar o documento porque não haveria, mesmo assim, provas que eliminassem a possibilidade de os documentos serem verdadeiros.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.