clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/05/2006 12h20min

Papa agradece à Guarda Suíça por seus serviços e fidelidade

Novos integrantes da guarda tomam posse neste sábado

O papa Bento XVI agradeceu hoje pelos serviços e fidelidade da Guarda Suíça à Igreja Católica e ao Papa, em uma missa por ocasião da posse dos novos recrutas. Nesta tarde 33 jovens suíços devem tomar posse na cerimônia que acontece na praça de São Pedro pela primeira vez na história em homenagem ao quinto centenário da fundação da Guarda.

Hoje o Papa manifestou "um merecido agradecimento" e os convidou a seguirem adiante "com coragem e fidelidade". Servir na Guarda significa "aderir sem reserva a Cristo e à Igreja, estando disposto a dar a vida por isso", destacou.

Bento XVI mencionou a marcha realizada por mais de cem veteranos este ano. Eles percorreram a pé cerca de 720 quilômetros para lembrar o périplo feito pelos primeiros soldados do Exército do Papa para chegar à Santa Sé.

Os guarda suíços, cujos trajes de gala foram desenhados em 1915 com inspiração nos tempos de Michelangelo, participaram da missa fazendo as leituras bíblicas e recitando orações.

O Papa comentou a primeira leitura da missa, retirada do Livro da Sabedoria, que é um elogio à sabedoria divina, "apresentada como o tesouro mais precioso que o homem pode desejar descobrir" e pela qual "vale a pena renunciar a qualquer outra coisa".

As pessoas que buscam a sabedoria a encontram em Cristo, deixam tudo por ele, como fizeram os apóstolos, e recebem "o dom inestimável do reino de Deus", acrescentou o Papa.

O Papa ressaltou que os guardas são "jovens que, motivados pelo amor a Cristo e à Igreja, se põem a serviço do sucessor de Pedro". Bento XVI pediu a seus guardiões que sejam, "em primeiro lugar, homens de oração, para que a divina sabedoria faça de vós autênticos amigos de Deus e servidores de seu reino de amor e paz".

A Guarda Suíça foi criada em 22 de janeiro de 1506. O Papa Júlio II acolheu e abençoou o primeiro contingente de guardas suíços transferidos para Roma para defender o Pontífice e o Palácio Apostólico. O Papa lembrou que, este ano, se celebra também a origem dos Museus Vaticanos e a colocação da primeira pedra da atual Basílica de São Pedro.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.