clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/05/2006 15h49min

Colheita de arroz chega a 96% no Rio Grande do Sul

Em alguns municípios trabalhos já estão encerrados

A colheita de arroz no Rio Grande do Sul se aproxima do final. Segundo o levantamento semanal do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), 96,2% do processo está concluído e em alguns municípios, como Santana do Livramento e Restinga Seca, a colheita já encerrou. Uruguaiana, na Fronteira Oeste, registra a maior produtividade das seis regiões dos Núcleos de Assistência Técnica do Irga.

Os dados preliminares da Autarquia apontam produtividade de 6.694 kg/ha no Rio Grande do Sul. A partir de agora a tendência é a diminuição dos rendimentos, já que as lavouras que serão colhidas foram plantadas fora da época recomendada pelo Irga e são mais suscetíveis as adversidades climáticas. O levantamento destaca Uruguaiana que apresenta rendimentos médios de 8 mil kg/ha, o maior do Estado.

Em todas as regiões produtoras a colheita passa de 90%. Na Zona Sul, Pelotas chega a 98% do processo, enquanto Cachoeira do Sul, região central, atinge 91%. Já em Itaqui, segunda maior área plantada do RS, o procedimento alcança 99,5% e em Bagé 98,5%.

Após algumas semanas em queda, o preço do arroz se manteve estável nesta semana. A saca de 50kg, com 58% de inteiros foi comercializada, em média, a R$ 16,64. Palmares do Sul, região litorânea, atingiu o preço máximo de R$ 19.

IRGA

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.