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 | 16/04/2006 16h50min

Juiz deve analisar proposta da Varig Log nesta segunda

Empresa ofereceu US$ 400 milhões pela companhia Varig

A proposta da Varig Log para compra da Varig deve ser submetida nesta segunda à apreciação do juiz Luis Roberto Ayoub, da Vara Empresarial do Rio de Janeiro, responsável pelo processo de recuperação judicial da empresa. Ayoub também deve apreciar a liminar concedida na semana passada pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro a entidade Funcionários do grupo Varig (TGV).

No recurso, está prevista a criação de uma filial da Varig que ficaria com a parte operacional da empresa, de maneira a gerar lucro e valor de mercado para a companhia. O plano de recuperação judicial da Varig, aprovado em dezembro de 2005, prevê a estruturação de uma filial da companhia, que seria alienada pelo melhor preço em leilão judicial. Caso o juiz dê seu aval a uma ou a ambas as propostas, elas serão submetidas à aprovação dos credores, em assembléia em data ainda a ser marcada.

O coordenador do TGV, comandante Márcio Marsillac, manifestou a disposição dos trabalhadores em não aceitar a nova proposta da Varig Log. A ex-subsidiária da Varig ofereceu pela companhia aérea US$ 350 milhões no início deste mês, elevando esse valor para US$ 400 milhões na semana passada.

– Se essa proposta estiver estruturada como a primeira, também será inaceitável, porque há um erro muito grande ao se dizer que a Varig Log está oferecendo US$ 400 milhões para comprar a Varig – disse Marsillac.

De acordo com Marsillac, a proposta da Varig Log pode ser comparada à oferta feita por um imóvel avaliado em US$ 350 milhões, pelo qual se pagaria US$ 50 milhões em dinheiro vivo, gastando o restante em obras. Na avaliação dele, isso significa que todos os credores teriam US$ 50 milhões a dividir, enquanto o restante seria investido na própria Varig Log. Na opinião de Marsillac, a proposta da Varig Log seria, na verdade, “um calote em todos os credores da Varig atual".

Segundo Marsillac, se for considerado o valor atual da Gol Linhas Aéreas Inteligentes – cerca de US$ 5 bilhões, segundo ele – a Varig "operacionalmente limpa e equilibrada, sem passivos" corresponderia à metade desse valor, ou seja, U$ 2,5 bilhões.

AGÊNCIA BRASIL
 

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