clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/04/2006 16h13min

O que é Linux e como ele funciona?

Sistema operacional baseado em software livre conquista adeptos

Ter um computador em casa tem se tornado um sonho ao alcance de cada vez mais brasileiros. Além das diversas possibilidades de pagamento oferecidas por lojas e bancos, o avanço da tecnologia tem feito com que as máquinas fiquem cada vez mais baratas. A inclusão do Linux como sistema operacional nos computadores comercializados em lojas é outro fator que permite a redução de custos: o Windows, popular sistema distribuído pela Microsoft, é pago, enquanto o Linux, desenvolvido como software livre, pode ser utilizado sem nenhum custo.

Mas afinal, o que é o Linux? O que é software livre? A lista de perguntas e respostas abaixo pode tirar algumas de suas dúvidas.

O que é sistema operacional?

Sistema Operacional (SO) é o que permite ao usuário utilizar o computador – você dá comandos ao SO, que os interpreta e decodifica para que a máquina entenda o que você quer que ela faça. Entre os mais conhecidos estão o Windows, da Microsoft, e o Mac OS, utilizado nos computadores Macintosh produzidos pela Apple. O Linux também é um sistema operacional, e sua principal inovação é o fato de que ele é feito em software livre e distribuído gratuitamente e pode ser modificado de acordo com as necessidades do usuário.

O que é software livre?

Software livre é todo programa que tem seu código fonte aberto e livre – ou seja, qualquer pessoa que saiba programar pode copiar o código e alterá-lo conforme suas necessidades e interesses, sem necessidade de pedir autorização ou pagar nada. Um dos precursores da idéia do software livre, Richard Stallman, acreditava que o SO ideal deveria ter livre distribuição e possibilitar alterações conforme as necessidades dos usuários, e em 1984 passou a distribuir um sistema de código aberto batizado de GNU.

O que é Linux?

O Linux é um kernel (núcleo) inspirado na filosofia do software livre escrito por Linus Torvalds em 1991, e foi desenvolvido para rodar outros programas baseados em GNU. Como Torvalds usou o GNU como base para criar o Linux, muitos usuários chamam o sistema de GNU/Linux. Além de gratuito, o sistema também é livre – se souber programar, você pode pegar o núcleo do Linux e alterá-lo como achar melhor. Muitos hackers ao redor do mundo, reunidos em comunidades virtuais, produzem alterações no kernel e enviam-nas para Torvalds, que as organiza e lança as novas distribuições junto ao código-fonte do kernel (que pode ser baixado em ftp://ftp.kernel.org).

Posso usar Linux no meu computador?

As confirgurações necessárias para a instalação do Linux são muito básicas. A instalação mais simples do sistema operacional não exige mais do que 10MB de espaço em disco, mas mais memória e capacidade de processamento sempre garantem melhor performance e agilidade. O Linux também roda em laptops.

Qual a vantagem de ter Linux no meu computador?

A grande vantagem de deixar de lado os softwares proprietários e migrar para o Linux está no fato de que este sistema, além de não exigir a compra de uma licença, permite alterações que o tornam adequado às necessidades de cada usuário. Adeptos do software livre também garantem que o Linux é muito mais confiável e eficiente, e destacam que este sistema possui características éticas e sociais por permitir a cooperação e o compartilhamento entre usuários.

E as desvantagens?

A dificuldade de romper com a familiaridade que a maioria dos usuários já tem com o Windows é um dos principais obstáculos à difusão do Linux. Outra limitação é o fato de que alguns equipamentos de hardware não são compatíveis com software livre, embora integrantes da comunidade trabalhem constantemente no desenvolvimento de drivers para os novos equipamentos lançados no mercado. Por ser aberto e livre, o sistema pode receber alterações de especialistas, que criam novas versões do Linux – as distros (Gnome, KDE, Slackware, Conectiva Linux, Debian, SuSE, Mandrake, Ubuntu, etc) adequadas para diferentes situações. Esta possibilidade costuma ser alvo de críticas – há quem diga que a existência de diversos sistemas operacionais diferentes, mas baseados em Linux, dificulta sua manutenção, a solução de problemas e até mesmo o desenvolvimento de programas que possam rodar em qualquer computador.

O que é uma distribuição Linux?

As distribuições (distros) reúnem programas disponíveis em software livre com o kernel, deixando o sistema pronto para uso. Em outras palavras, é uma versão empacotada do Linux, desenvolvida por um ou mais hackers e adequada a certas necessidades de uso de programas. Não é possível determinar as vantagens de uma distribuição em relação a outra, já que cada uma pode atender às necessidades de diferentes usuários.

Como os programadores que trabalham com software livre ganham dinheiro?

Diante de programas desenvolvidos a partir de uma filosofia que apregoa a livre distribuição de cópias e a livre alteração de códigos, a dúvida sobre como profissionais de informática vão ganhar dinheiro com seu trabalho é inevitável. Conforme Carlos Ricardo Machado, analista de sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e integrante da Associação Software Livre, que realiza o Fórum Internacional de Software Livre, os desenvolvedores podem trabalhar customizando programas desenvolvidos em software livre, adaptando-os para determinados usos a pedido de empresas ou ainda oferecendo suporte a companhias que adotam o Linux. O governo, a exemplo do Serpro, tem investido muito no software livre em busca de uma opção mais barata e acessível para as empresas públicas.


Entenda alguns termos relacionados com software livre 
código fonte
conjunto de instruções em uma linguagem de programação que formam um software
driver
interface de comunicação entre o sistema operacional e os dispositivos de hardware
fisl
Fórum Internacional de Software Livre – está em sua 7ª edição
GNU
projeto iniciado em 1983 por Richard Stallman que tem por objetivo escrever um sistema operacional
hacker
termo originário do inglês usado para designar pessoas que criam e modificam softwares e hardware de computadores. É o oposto de cracker, termo usado para designar programadores que quebram códigos sem autorização
hardware
parte física do computador. A máquina em si
interface
meio pelo qual o usuário interage com um programa ou sistema operacional
kernel
núcleo do sistema operacional
software
a parte lógica do computador. Os programas e aplicativos


Saiba mais
Software em Domínio Público
Software em domínio público é software sem copyright. Alguns tipos de cópia, ou versões modificadas, podem não ser livres porque o autor permite que restrições adicionais sejam impostas na redistribuição do original ou de trabalhos derivados.
Software Semi-livre
Software semi-livre é software que não é livre, mas é concedida a permissão para que indivíduos o usem, copiem, distribuam e modifiquem, incluindo a distribuição de versões modificadas, desde que o façam sem o propósito de auferir lucros. Exemplos de software semi-livre são as primeiras versões do Internet Explorer da Microsoft, algumas versões dos browsers da Netscape, e o StarOffice.
Freeware
O termo freeware não possui uma definição amplamente aceita mas é usado com programas que permitem a redistribuição mas não a modificação, e seu código fonte não é disponibilizado. Estes programas não são software livre.
Shareware
Shareware é o software disponibilizado com a permissão para que seja redistribuído, mas a sua utilização implica no pagamento pela sua licença. Geralmente, o código fonte não é disponibilizado e portanto modificações são impossíveis.
Software Proprietário
Software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu proprietário. Para usar, copiar ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo.
Software Comercial
Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização. Note que "comercial" e "proprietário" não são o mesmo. A maioria do software comercial é proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre não-comercial.
Fonte: www.softwarelivre.gov.br

LENARA LONDERO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.