clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/03/2006 16h55min

Via Campesina protesta contra transgênicos em São Paulo

Manifestação ocorreu durante conferências da ONU

Um grupo formado por 1,5 mil integrantes da Via Campesina promoveu hoje uma manifestação em frente ao pavilhão de exposição onde estão sendo realizadas as conferências da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança e a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, em São Paulo.

Empunhando bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), os integrantes da Via Campesina formaram um paredão humano na entrada de acesso do pavilhão. Os delegados da ONU que chegavam à conferência foram recepcionados pelos camponeses com palavras de ordem como "Transgênico é veneno, Monsanto é assassina. Vocês estão na via, na Via Campesina".

O coordenador nacional do MAB, Joceli Andrioli, afirmou que a manifestação foi motivada pela decisão do governo em adotar o "contém" na identificação dos produtos transgênicos daqui a quatro anos.

– Estamos repudiando o "contém" e queremos que seja adotada a identificação a partir deste ano – reivindicou.

Segundo Andrioli, a demora em identificar os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) beneficiaria as indústrias de biotecnologia, que dominariam o comércio de sementes transgênicas em detrimento das convencionais.

– Defendemos que as sementes, a terra e os recursos brasileiros devem estar a serviço da soberania nacional – criticou ele.

Para a próxima semana, quando tem início a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, a Via Campesina deve ganhar o reforço de mais 6 mil manifestantes, que prometem ainda mais barulho.

AGÊNCIA O GLOBO

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.