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Postos do FGTS já atenderam 232 mil trabalhadores

Os 67 Postos de Atendimento Temporário (PAT) do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), espalhados em quase todos os Estados brasileiros, já atenderam a mais de 232 mil trabalhadores com direito à complementação no FGTS. A Caixa Econômica Federal inaugurou o serviço de atendimento dos PAT no último dia 2 de abril, com o objetivo de informar, orientar e auxiliar os trabalhadores que aderiram ou querem aderir ao pagamento pelo governo federal da complementação das contas do FGTS. O ressarcimento foi instituído pela Lei Complementar 110/01, que contempla os Planos Verão (janeiro/1989) e Collor I (abril/1990). Além dos Postos, a Caixa também estendeu o horário de cerca de 800 agências para atendimento exclusivo do FGTS.

Aproximadamente 13,5 milhões de trabalhadores já assinaram o Termo de Adesão necessário para se ter direito à complementação do FGTS. A Caixa recebeu até agora cerca de 88% dos dados dos bancos – o equivalente a 45,1 milhões de contas – necessários ao processamento de todas as 53,1 milhões de contas previstas para a complementação. A Caixa já enviou para os Correios distribuírem as informações de quase 10 milhões de extratos.

Para dependentes de titulares de contas já falecidos, é possível fazer a adesão no próprio PAT. O trabalhador que procurar o PAT para explicações sobre o saldo verificado, deve levar o extrato encaminhado pela Caixa e a carteira de trabalho. No próprio extrato, deverá ser observado se o trabalhador poderá fazer o saque ou se a diferença será depositada na conta vinculada do FGTS, ainda vigente.

O saque poderá ser feito nas agências da Caixa, para o trabalhador que tem direito e não optou pelo crédito em sua conta bancária. Para valores de até R$ 300, o saque pode ser realizado também nas Casas Lotéricas, nos Correspondentes Bancários – Caixa Aqui – e nos terminais de saque nas salas de auto-atendimento. Para saque ou consulta de saldo em terminais eletrônico-financeiros é preciso utilizar o Cartão do Cidadão.


 

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