clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/02/2006 13h41min

Exército iraquiano põe tanques nas ruas de Bagdá

Autoridades temem mais distúrbios causados por disputas sectárias na capital

A onda de violência sectária que irrompeu no Iraque na semana passada levou o exército a colocar tanques nas ruas da vários bairros de Bagdá nesta segunda.

– Ordenamos o desdobramento de tanques e carros blindados em várias áreas de Bagdá, com a bandeira, símbolo da união nacional – esclareceu o general Abdulaziz Mohammed, diretor das operações militares do Ministério iraquiano do Interior.

As patrulhas foram destacadas em todos os bairros da capital, exceto nos de Al-Dura, Al Bayaa, Al Amel, Balat Shuhada, Abu Dechir e Salman Bek.

A cidade já está sob toque de recolher à noite e proibição do tráfego durante o dia, o que não impede que atentados sejam cometidos com morteiros. Ontem, os atentados com este tipo de munição deixaram 15 mortos em Al-Dura (sul), ou o desta manhã, com cinco mortos no bairro de Al Jauadin (noroeste).

O desdobramento de tanques ocorre dois dias após o ministro da Defesa, Saadun al-Duleimi, dizer que esperava ordens do primeiro-ministro interino, Ibrahim al-Jaafari, para ajudar a restaurar a segurança e repelir a violência sectária gerada após o ataque ao santuário xiita de Samarra, ao norte de Bagdá.

Mohammed lembrou que o Exército e as forças de segurança do ministério do Interior, em coordenação com as tropas da coalizão, têm ajudado a controlar e terminar com a violência. Conforme o general, suas tropas têm instruções para deter todo aquele que for capturado levando armas sem autorização, incluindo membros das milícias.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.