clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/02/2006 09h59min

Alemães, egípcios e sauditas ajudaram na invasão do Iraque

New York Times divulga informações de relatório secreto do Pentágono

Reportagem publicada hoje no jornal The New York Times informa que os serviços secretos da Alemanha colaboraram com os Estados Unidos na preparação da invasão do Iraque em 2003. O artigo também indica que Egito e Arábia Saudita permitiram o uso de seu território por parte das Forças Armadas norte-americanas.

Segundo relatório secreto do Pentágono, citado pelo jornal nova-iorquino, dois agentes da Alemanha em Bagdá tiveram acesso ao plano de Saddam Hussein para a defesa de Bagdá e o entregaram aos serviços secretos dos EUA.

O New York Times afirma que a ajuda que a Alemanha prestou aos EUA, incluindo o envio de navios de guerra, foi além do reconhecido pelo governo de Berlim em um relatório oficial publicado na última quinta.

O Partido dos Verdes e o Partido da Esquerda anunciaram neste fim de semana que solicitarão ao Parlamento da Alemanha a criação de uma comissão para investigar o envolvimento do país na guerra dos EUA contra o Iraque.

O Egito também facilitou a operação dos EUA contra Saddam Hussein, ao permitir que aviões-cisterna utilizassem seu território para reabastecer aviões americanos, segundo disse ao The New York Times um militar dos EUA que pediu o anonimato.

Já a Arábia Saudita permitiu que forças norte-americanas de elite lançassem ataques contra o Iraque desde seu território.

Nos meses anteriores à guerra, funcionários do Estado-Maior dos EUA elaboraram uma lista secreta dos países que formavam a denominada "coalizão dos dispostos".

Nessa lista, a Alemanha apareceu como país "não membro da coalizão, mas cooperador", enquanto o Egito e Arábia Saudita foram qualificados de "parceiros silenciosos", segundo um funcionário do Pentágono.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.