clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/02/2006 10h14min

Secretariado estadual terá perfil técnico

Rigotto e Hohlfeldt devem definir mudanças até março de 2006

A partir de 1º de abril, técnicos das secretarias devem ocupar as 16 vagas abertas por secretários estaduais que irão se exonerar para concorrer nas eleições de outubro. Para tentar manter o espaço dos partidos, titulares de pelo menos oito pastas já sugerem sucessores.

Mesmo sem confirmar nomes, o governador Germano Rigotto assegura que o perfil do futuro secretariado será técnico. O escolhido terá de dar continuidade a projetos do antecessor. A reforma do secretariado será definida em conjunto com o vice-governador Antonio Hohlfeldt até o final de março.

- Aceitamos sugestões dos secretários, da sociedade e de entidades. É bom ter um leque grande de opções. Mas não há espaço cativo de partidos. O importante é a capacitação. Ainda não recebemos indicações nem definimos nada - diz Rigotto.

PDT, PSDB e PTB não escondem as articulações em favor de filiados que já trabalham nas secretarias. Secretário da Ciência e da Tecnologia, Kalil Sehbe explica a preferência pela professora e secretária substituta Renita Dameto (veja outros nomes no quadro).

- É uma questão de reconhecimento pelo trabalho realizado - afirma Kalil.

Presidente estadual do PSDB, a deputada federal Yeda Crusius pediu uma lista com três nomes a cada um dos quatro secretários do partido. Até o dia 21, a sigla irá definir os indicados.

- Mesmo tendo projeto próprio para as eleições, vamos continuar no governo. Fizemos um trato e esperamos que as nossas indicações sejam respeitadas - relata Yeda.

O PP resiste em assumir o debate sobre o destino dos cargos. O presidente estadual da sigla, Francisco Turra, sustenta que está deixando o governador livre e não quer fazer imposições. Já o secretário de Obras Públicas e Saneamento, Frederico Antunes, diz que Turra está fazendo os contatos.

No PMDB, o discurso é que a prévia do partido, na qual Rigotto irá disputar a candidatura a presidente em 19 de março, é a prioridade do momento. O único que admite a análise de alternativas para o secretariado é o presidente estadual, senador Pedro Simon.

MARCIELE BRUM/ZERO HORA

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.