clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 22/01/2006 17h36min

Fronteira Brasil e Uruguai abriga acampamento paralelo ao FSM

Está prevista a realização de mais de 50 oficinas entre 24 e 29 de janeiro

Entre terça-feira (24) e domingo (29), será realizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai o 1º Acampamento Binacional Brasil–Uruguai, simultaneamente ao Fórum Social Mundial 2006. O objetivo do evento, segundo seus organizadores, é integrar os dois povos, debater temas ligados à democratização da economia e pensar uma nova realidade.

A criação do acampamento, na Barra do Chuí, município de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, e na Barra do Chuy, departamento de Rocha, no Uruguai, foi proposta por movimentos sociais dos dois países e apresentada por representantes de entidades à Plenária Organizadora do 4º Acampamento do Fórum Social da região sul do Rio Grande do Sul, em Pelotas, em julho passado, que aprovou a mudança para um acampamento binacional.

Os debates do primeiro acampamento terão quatros eixos principais: lutas e alternativas políticas ao capitalismo; culturas e comunicação; relação entre poder, democracia e Estado e povos das Américas: questões da diversidade étnica. As discussões deverão ter até três horas e meia e serão mediadas por dois debatedores do Brasil e dois do Uruguai, em um espaço reservado para 2 mil pessoas.

Paralelamente a isso, estão previstas mais de 50 oficinas, com capacidade para cem pessoas cada, onde serão tratados temas mais transversais, como ambiente, educação, saúde, cidadania, questões das mulheres, negros, indígenas, de fronteira, entre outros. Mais de 40 entidades brasileiras e uruguaias participam oficialmente do evento, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT); a União Nacional dos Estudantes (UNE); o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Do lado uruguaio, a Central Sindical Uruguaia (PIT-CNT), a Federação dos Estudantes Universitários do Uruguai (FEUU) e o Instituto Nacional de Juventude do Uruguai (Inju).

Segundo a organização, 1,5 mil inscrições já foram efetuadas, e a expectativa é de que ao longo dos seis dias 10 mil pessoas participem do acampamento. Os interessados podem se inscrever pelo site do 1º Acampamento Binacional Brasil – Uruguai no site www.forumbinacional.org.br ou obter outras informações pelo telefone (53) 3225-2907.

Saiba o que está acontecendo em Caracas no blog Por Dentro do Fórum, de Rodrigo Lopes.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.