clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/01/2006 08h40min

Toledo responde com ironia a Chávez por comparação com Bush

Peruano e venezuelano trocaram declarações durante toda a semana

O presidente do Peru, Alejandro Toledo, respondeu ontem com ironia a seu colega da Venezuela, Hugo Chávez, depois que este o comparou, ao entoar uma canção, com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Durante uma viagem à cidade peruana de Tarapoto, Toledo disse que Chávez "tem grande habilidade para cantar, como (por exemplo) o hino nacional da Bolívia".

O presidente peruano fez alusão, dessa maneira a um erro de Chávez durante uma entrevista coletiva que concedeu na semana passada em Caracas juntamente com o presidente eleito da Bolívia, Evo Morales. Nessa apresentação, à qual também compareceu o candidato nacionalista peruano Ollanta Humala, Chávez entoou uma estrofe do hino peruano e disse que era o da Bolívia.

O presidente venezuelano também elogiou Humala, o que foi considerado pelo governo de Toledo como uma "intromissão" nos assuntos internos do Peru e levou a convocação a Lima do embaixador peruano em Caracas, Carlos Urrutia. A batalha verbal entre os dois presidentes se manteve durante esta semana e levou Toledo a dizer, nesta quinta-feira, que Chávez "desestabilizava a região" e acredita ser "o presidente da América Latina".

Chávez considerou que estas afirmações de Toledo foram "muito graves" e disse que o presidente peruano lhe fez "lembrar uma canção: 'Você se parece tanto com Bush, que não pode me enganar'".

Apesar da ironia, Toledo evitou responder diretamente e disse que não vai "falar mais nada sobre os comentários do presidente Chávez".Fontes governamentais peruanas disseram que Toledo espera aparar as arestas com Chávez durante a posse de Morales, em dia 22 de janeiro.

AGÊNCIA EFE

Notícias Relacionadas

12/01/2006 00h30min
Peru rebate declarações de vice venezuelano
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.