clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 02/01/2006 08h52min

Lula promete inaugurar 25 escolas profissionais

Presidente voltou a pedir a aprovação do Fundeb ao Congresso

No primeiro programa de rádio Café com o Presidente de 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma promessa: inaugurar 25 escolas profissionais no Brasil. Lula destacou ainda as ações do governo na educação em 2005.

– A palavra de ordem que eu dei ao governo é que é proibido daqui para frente qualquer centavo que nós colocarmos na educação falar em gasto. Nós estaremos fazendo investimento. Gasto é quando a gente gasta em cadeia – afirmou.

Segundo Lula, a meta é implantar 32 escolas desse tipo no país. O presidente Lula já aprovou a aplicação de R$ 150 milhões para a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. As novas escolas vão permitir a abertura de 67 mil vagas.

O presidente voltou a pedir a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em janeiro e fez um balanço do ano passado. Ele destacou três ações do governo federal no ensino superior em 2005: o projeto de reforma universitária, a criação de universidades federais e centros acadêmicos no interior do país e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Na semana passada, o Ministério da Educação firmou 18 convênios com universidades federais para a construção de centros universitários em 14 Estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe). Lula lembrou ainda que 112 mil jovens de baixa renda ingressaram no ensino superior em 2005. A estimativa é a entrada de 140 mil alunos da escola na universidade até junho deste ano.

– Eu estou dizendo tudo isso para tranqüilizar sobretudo as mães. As mães que ficam angustiadas, que vêem que o seu filho não conseguiu passar para fazer um curso na universidade federal e que não pôde pagar uma universidade particular. Agora, nós estamos resolvendo esse problema porque nós queremos mais jovens na universidade brasileira – disse.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.