clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/11/2005 09h44min

Saddam aparece no tribunal com alcorão e aspecto saudável

Ex-ditador perdeu a calma quando percebeu estar sem anotações

O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein entrou hoje por último na sala onde foi retomado o julgamento contra ele e outros sete acusados de participar do massacre de 148 pessoas em 1982. Vestido com uma jaqueta e uma camisa branca fechada, mas sem gravata, e com um aspecto saudável, Saddam Hussein levava um exemplar do Alcorão sob o braço.

Ao entrar na sala o ex-ditador iraquiano desejou paz às pessoas de paz. Dois dos acusados se levantaram em sinal de respeito. Entre os advogados da defesa estavam sentados o ex-secretário da Justiça dos EUA Ramsey Clark, e o ex-ministro da Justiça do Catar Najib al-Nuami, bem como o conhecido advogado jordaniano Isam al-Ghazawi.

O ex-presidente iraquiano pediu hoje ao juiz responsável por seu processo que envie um requerimento às tropas americanas para que ele seja bem tratado enquanto estiver preso. Saddam só pareceu perder a serenidade por alguns instantes, quando se queixou de que lhe haviam sido tirados antes de entrar na sala os papéis em que tinha anotações para se defender.

Horas antes do começo desta segunda audiência judicial, várias bombas caíram sobre a zona verde, parte amuralhada de Bagdá onde é realizado o processo.

Dezenas de moradores da cidade iraquiana de Dujail, de maioria xiita, manifestaram-se hoje para reivindicar a pena máxima para o ex-presidente Saddam Hussein. Os manifestantes saíram às ruas horas antes da retomada do julgamento do ex-ditador.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.