Mostra Casa e Cia | 17/11/2011 07h10min
Símbolo emblemático da noite parisiense, o famoso cabaré construído em 1889 foi cenário de um dos musicais cinematográficos mais comentados dos anos 2000. Ao evocar o ambiente boêmio da Belle Époque, a arquiteta Monique Oliveira Fontes buscou inspiração para compor a Sala de Figurino Musical Moulin Rouge, de 40 metros quadrados.
Acima do tablado de madeira, o painel de 3,10m x 2m com adesivo colado sobre a parede congela a cena em que os protagonistas do filme — Nicole Kidman e Ewan McGregor — se beijam à luz do glamouroso moinho vermelho e da Torre Eiffel. Ladeada por cortinas de veludo bordô, a bancada representa o palco da casa de espetáculos.
— O filme se passa no final do século 19, e o estilo característico dessa época para mobiliários e decoração era o neoclássico mesclado com o ecletismo e historicismo — define a autora.
Para retratar essa época, o mobiliário destacado por dois imponentes lustres de cristais azulados é inspirado no estilo francês: a chaise longue com veludo capitonê bege, a mesa tipo vitrina expositora com bronze, as poltronas Dom José com brocado bordô e as poltronas vitorianas revestidas de veludo azul.
— Os frequentadores do cabaré buscavam se divertir e beber, por isso, o cenário inclui garrafas de bebidas diversas, taças e charutos — finaliza Monique.
Trajes masculinos e femininos expostos em manequins e araras fazem parte do acervo da família da arquiteta
Foto:
Tadeu Vilani
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.