Restam poucos meses para 2012 acabar. Com isso, começa aquele tradicional balanço financeiro: como estão minhas contas? Como estão as dívidas? O que farei com o 13º salário? Será que vou terminar o ano no vermelho, de novo?
Calma! Não é hora de se desesperar, e sim, de colocar no papel seus gastos! Segundo o professor do Estação Bussines School, especialista em cálculos financeiros e diretor da MatFin Cursos, Antonio Carlos Bellio, o "Prof. Bellio", a primeira coisa é analisar o orçamento. “A primeira dica é que a pessoa tem que se convencer de que precisa gastar menos do que ganha. Tem que ter essa consciência sempre, em tudo que faz! E outra: tem dívida? Tente renegociá-la o quanto antes”, explica.
» Consultores econômico-financeiros em Curitiba e região
O "Prof. Bellio" também falou sobre as taxas de juros e a falta de paciência do brasileiro para pesquisar preços de produtos e pedir mais descontos quando o pagamento é à vista. Confira as dicas do especialista!
1º: Gastar menos do que se ganha é o começo para não se afundar em dívidas.
2º: Se você ainda não tem uma planilha de gastos mensais, comece já. Ainda dá tempo! “Tem gente que recebe o salário e não sabe pra onde vai. Essa planilha é simples, pode ser feita no computador ou num caderninho mesmo. O importante é controlar os gastos”, conta o "Prof. Bellio".
3º: Veja quais são as dívidas mais caras. “As dívidas do cartão de crédito são terríveis. Dependendo se você pagar o mínimo em dia, a taxa de juros é de 200% ao ano. O mínimo, atrasado, bate 400% ao ano”, alerta o especialista.
4º: Cuidado com o cheque especial: faça uso dele apenas quando for muito necessário. “Tem gente que inclui o cheque especial no salário, e isso não pode. Eventualmente você precisa usar, mas muito cuidado com isso. A segunda pior dívida é a do cheque especial. As taxas de juros comem uma fatia do salário e isso não é revertido em melhoria de vida”, lembra o "Prof. Bellio".
5º: Quando for comprar algum produto, pesquise. “O brasileiro não tem paciência pra fazer pesquisa de preços. Ele se acomoda. Vai numa loja, acha o que quer, e já compra. Tem que pesquisar! Há uma boa diferença no mercado e boa diferença também de financiamento. Faça, pelo menos, a pesquisa em cinco lojas diferentes”, aconselha.
6º: Comprar à vista é sempre melhor, e se fizer isso, peça sempre desconto. “Muita gente vê o preço do produto e já pensa em parcelar no cartão de crédito porque as parcelas são baixas. Mas se fizer as contas, o valor final é bem maior. As taxas de juros do Brasil são as piores do mundo, tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física. O brasileiro ainda não se deu conta que está jogando dinheiro no lixo pagando juros absurdos”, avisa o "Prof. Bellio".
7º: Está afundado em dívidas? Utilize o 13º terceiro para renegociá-las. “Em breve o trabalhador vai receber o 13º, férias, e as gratificações. Pegue esse dinheiro, vá ao banco e renegocie as dívidas com um bom desconto. Pelo menos uns 20% de desconto”, explica o professor.
8º: Cuidado com o que o comércio oferece. “No final do ano, existe uma massa muito grande de dinheiro circulando. O comércio sabe que o trabalhador está com dinheiro, e faz propostas tentadoras de compra, descontos aqui, acolá. Não caia no consumismo sem controle. Pesquise, veja o que cabe no seu orçamento, mesmo porque no começo do ano vai ter contas extras a pagar - IPTU, IPVA, matrícula de colégio... Nessas contas extras, opte sempre por pagar à vista, e com desconto. Por isso, programe-se nesse final de ano para não se apertar no começo do ano que vem! Você tem que cuidar do seu dinheiro, senão, ninguém vai cuidar!”, resume.
E fique atento: nesta quarta-feira (29), o governo decidiu prorrogar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros, além de geladeiras, fogões, lavadoras, móveis e material de construção - a redução iria até esta sexta-feira (31). Portanto, cabeça no lugar e gastos no papel. Você pode terminar 2012 sem dívidas ou pelo menos, conseguir controlá-las!
Clique aqui e acesse o blog do professor Bellio!
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS