Notícias

Os perigos por trás do piercing bucal

Especialista faz orientações para quem possui o acessório e adverte sobre os males que podem ser causados

O uso de piercing na boca é cada vez mais frequente entre os jovens, o adereço já pode ser visto em diversos locais como, língua, lábios e bochecha. Porém, o que poucos adeptos sabem é que a peça pode causar sérios danos tanto nos dentes como na gengiva, língua e ossos do sistema bucal.

A cirurgiã-dentista Gisele Bortoli Rauli explica que em muitos casos a joia pode causar infecções que desencadeiam no surgimento de doenças. “Ao contrário da nossa pele, a mucosa bucal é bastante sensível e mais propícia à proliferação de bactérias. Esses organismos podem utilizar a perfuração do piercing como porta de entrada para inflamações e outros males”, diz.

 Encontre:
» Dentistas no centro de Curitiba
» Dentistas no bairro Portão, em Curitiba
» Dentistas no bairro Boqueirão, em Curitiba
» Dentistas no bairro Alto da XV, em Curitiba

Segundo a especialista, em alguns pacientes a perda do dente é inevitável, devido ao atrito na região ou trama na hora da mastigação. “Se o dente já foi comprometido pelo excesso de desgaste, não tem muito a ser feito. A extração acaba sendo a única opção. Mas é também comum casos de separação dos dentes, retração da gengiva e alteração na dicção”, afirma Gisele.

» Cuidados com os dentes de leite

Além disso, em algumas situações, o piercing pode começar a interferir na oclusão dental, causando problemas na mordida e no alinhamento dos dentes. “Nos casos em que a pessoa coloca o objeto no lábio ou na bochecha, ela pode começar a morder a parte interna da boca ou, então, o contato contínuo poderá causar lesões no local. Instintivamente vai alterar a mastigação, o que poderá desencadear uma má oclusão dentária”, explica.

A recomendação da especialista para quem já possui piercing e não quer abrir mão do acessório é que o paciente deve manter uma boa higiene bucal, fazendo uma limpeza diária da região. “Nesse caso, deve-se retirar a joia e limpar o local onde está o furo, e também utilizar antisséptico bucal para uma limpeza mais profunda. Além disso, fazer consultas frequentes ao dentista”, aconselha.

» Boca seca pode comprometer a saúde bucal

No entanto, se o paciente está com planos de colocar um piercing, Gisele sugere a procura por um local apropriado, que possua certificação sanitária e que tenha boas recomendações. “O ideal é sempre olhar o estúdio antes de fazer o piercing. Nessa visita já será possível avaliar se o local é limpo, se os instrumentos e objetos de manuseio são esterilizados, bem como os brincos”, orienta.

Fonte: Talk Assessoria de Comunicação

Compartilhar

HAGAH PR
Sxc / Divulgação

O piercing pode começar a interferir na oclusão dental, causando problemas na mordida e no alinhamento dos dentes
Foto:  Sxc  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Doenças do frio atingem mais os diabéticos
Excesso de gordura abdominal pode prejudicar respiração
Tire suas dúvidas sobre a vacina contra gripe
Corridas de rua: benefícios que vão além da saúde

Programação da TV

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie

© 2006 - 2012 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS