Muita hidratação e dieta leve. São regras básicas para quem quer manter a saúde em dia em tempos de calor e folias de Carnaval. Medidas simples, mas essenciais para a saúde de todos, em especial, das crianças que ainda não sabem se cuidar.
Manter o organismo adequadamente nutrido, hidratado e protegido dos raios do sol estão entre os principais cuidados, que devem ser observados na cidade, na praia ou no campo. Quem dá as dicas é a pediatra Lúcia Tonon, do Programa de Saúde da Criança da Secretaria Municipal da Saúde. “A ideia é aproveitar a estação e as festas de Carnaval sem problemas ou preocupações”, diz.
Para aproveitar o recesso com saúde, orienta Lúcia, é bom usar roupas leves e frescas e só se expor ao sol nos horários de menor intensidade. Na praia ou na piscina, que devem ser freqüentadas até as 10h e após as 16h, quando o sol é mais fraco, é indispensável o uso de guarda-sol, bonés ou chapéus, óculos e filtro a partir do fator de proteção 15. Isso previne queimaduras e, com o passar do tempo, o aparecimento do câncer de pele.
» Dermatologistas dão dicas de como evitar o câncer de pele
Foto: Reprodução / Weheartit
Filtros e repelentes
O filtro deve ser aplicado nas crianças somente por adultos e mantido fora do seu alcance. O objetivo é garantir o uso correto do filtro e de que ele não venha a causar problemas nos olhos e nas mucosas. O mesmo cuidado deve ser observado na aplicação dos repelentes de insetos, que não devem ser esquecidos principalmente em cidades onde o mosquito da dengue esteja em circulação.
» Dicas de bares com programação especial de Carnaval em Curitiba
Água
Outro cuidado importante, diz a pediatra, é estar atento à hidratação do organismo, com a oferta constante de água e sucos de frutas. A alimentação deve ser leve e equilibrada. Isso significa baixas quantidades de sal, açúcar e gorduras e oferta de vitaminas, proteínas e sais minerais, garantidos por frutas, verduras, legumes, cereais e carnes. Nunca comer frutas cítricas (limão, laranja, limas) ao sol.
» Tomar água emagrece?
Sempre lavar as mãos depois de comê-las também é necessário para evitar queimaduras e manchas. Na areia da praia, a dica é não comprar alimentos perecíveis e, assim, prevenir possíveis focos de intoxicação alimentar.
>> Como evitar e retirar as manchas de Sol da pele
Peçonhentos
Lúcia Tonon também tem outras orientações importantes que os adultos devem incorporar à sua rotina e repassar às crianças. Uma delas diz respeito à prevenção da leptospirose, doença transmitida por uma bactéria presente na urina dos ratos e facilmente disseminada nos períodos de chuva intensa em alguns locais. Ao cair sobre o solo, essa água transporta a bactéria e põe em risco quem andar por ela sem proteção. Por isso, depois da chuva e enquanto a terra estiver úmida, é necessário evitar essas áreas. Se isso não for possível, a solução é usar calçados fechados e meias.
» O que fazer para evitar a ressaca?
No caso de enchentes, as pernas devem ser protegidas com calças compridas e as mãos com luvas. Dor muscular, febre, dor de cabeça de início agudo, além de olhos muito vermelhos, sinais de insuficiência renal, pele amarelada e hemorragia são algumas das manifestações da leptospirose. Pessoas nessas condições precisam ser levadas ao serviço de saúde mais próximo sem demora.
>> Emergências 24h em Curitiba e Região Metropolitana
A outra recomendação visa à prevenção de acidentes com a aranha marrom, que pode ser encontrada atrás de quadros e armários, bibliotecas, lençóis, toalhas e calçados. Para que eles não aconteçam, diz a médica, é preciso inspecionar esses itens antes de usá-los ou mexer neles e, em caso de picada, procurar o serviço de saúde mais próximo o quanto antes para tratar a lesão. Em geral ela se caracteriza por inchaço, vermelhidão e formação de uma bolha no local da picada.
» Dicas para evitar a aranha marrom em casa
Fonte: Prefeitura de Curitiba
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS