Fim de ano é um momento de balanço e reflexão, e pensar nas conquistas profissionais obtidas ao logo de 2011 pode mostrar o que funcionou e o que pode ser melhorado, se o ano que se inicia pode ser um bom momento para se especializar e se qualificar, a fim de conseguir uma promoção, uma mudança de emprego ou quem sabe até mesmo um aumento de salário. Além disso, tudo aponta para um ano melhor que 2011.
>> Os principais concursos públicos de 2012
Os indicadores econômicos fecham o ano com saldo positivo: o PIB aumentou, a taxa Selic caiu e o nível de desemprego, embora tenha se mostrado maior que em 2010, está em aquecimento em vários setores. Esse fatores podem ser sinais de que 2012 será um ano melhor para a carreira dos brasileiros. Veja a seguir as tendências para o mercado de trabalho em 2012.
Qualificação profissional: As empresas vão prosseguir valorizando o profissional que se destacar por algum diferencial. Ou seja, a qualidade continuará sendo o fator preponderante para as contratações. A dica é investir, seja em uma especialização, MBA ou cursos de idiomas.
>> Pós-graduação em Comunicação e Novas Mídias na UniBrasil
Estabilidade: Característica cada vez mais valorizada pelas empresas ao longo de 2011, a estabilidade profissional deverá manter-se em 2012. Os processos seletivos apresentam uma tendência de valorização de profissionais estáveis e que apresentem evolução em suas carreiras dentro das organizações. A média levada em consideração pelos recrutadores é de pelo menos três anos, que indicam comprometimento com a empresa anterior. A dica aqui é continuidade aliada ao progresso.
>> Aproveite as festas de fim de ano e as férias para aumentar a rede de contatos
Vantagens em troca de salário: A tendência registrada em 2011 é de de folhas de pagamentos inchadas, e com isso as valorizações salariais estão em média de 15% a 20%. No entanto, benefícios e outras vantagens compensam certa defasagem salarial: cursos, planos de saúde, qualidade de vida e mais chances de crescimento acelerado. A dica é esperar que em 2012 haja percentuais de aumento salarial mais elevados que nos últimos dois anos.
>> Cursos gratuitos online na Fundação Getúlio Vargas
Escassez de mão-de-obra especializada: Especialistas acreditam que a falta de profissionais devidamente qualificados seja o principal obstáculo para quem espera crescer na carreira em 2012. Contudo, as empresas dão sinais de que devem contratar mais do que em 2011. Por isso, vale a pena apostar cada vez mais na especialização, a fim de estar preparado para disputar vagas que exijam conhecimentos específicos.
>> ESIC Business & Marketing School lança curso de Formação Executiva Internacional
Foco nos resultados: Além da experiência profissional, da formação e da especialização, as oportunidades que surgirão em 2012 tendem a priorizar determinadas características do candidato. O perfil de quem quer se dar bem em 2012 é ter pró-atividade, ter comprometimento com resultados, habilidade de comunicação e capacidade de trabalho em equipe. O candidato de sucesso é aquele que souber pegar junto, motivar o grupo e mostrar produtividade.
>> Especialista cita dez itens que prejudicam a produtividade diária
Novas carreiras em alta: As áreas de trabalho mais promissoras para 2012 valorizam as profissões ligadas às novas tecnologias e internet. Energia, meio ambiente, sustentabilidade, telecomunicações e construção civil acenam como setores que pagarão bons salários em empresas que oferecerão boas possibilidades de crescimento na carreira. Novas plataformas tecnológicas não param de surgir, e os profissionais de Tecnologia da Informação serão muito requisitados.
PENSE EMPREGOS
Em 2012 de um up na sua carreira! Faça cursos, especializações e dedique-se ao trabalho.
Foto:
Sxc
/
Divulgação
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS