Com este frio é normal comprarmos roupas mais pesadas para aguentar a temperatura – isso sem falar das roupas que estão guardadas nos armários. Mas com o passar do dias essas roupas acabam no guarda-roupa esperando o frio chegar.
Mas para guardar o seu casaco é preciso tomar alguns cuidados, medidas simples que podem aumentar a vida útil da sua roupa. Por isso conversamos com Marcelo Schibeloske da Lavanderia Autentica para saber de algumas dicas para guardar a sua roupa com mais segurança.
Leia mais no hagah
>> Veja o que tem no Mercado das Pulgas
>> Guia de compras da Rua Marechal Deodoro
>> As tendências de sofás para a sua casa
“A primeira regra é tirar as roupas de capas plásticas, principalmente quando as roupas acabaram de sair de uma lavanderia” explica logo de cara. Guardar no armário roupas embaladas desta maneira ajudam a proliferar fungos que geram mofo, já que a o plástico ajuda a reter umidade, que é um fator climático bem marcante da nossa cidade.
“A capa, por mais que tenha uma abertura debaixo dela, é prejudicial. Este material serve apenas para transportar a roupa já lavada para casa, evitando o contato direto com o pó nas ruas” complementa Marcelo. Ou seja, a ventilação não é suficiente para arejar. Esta prática é prejudicial principalmente para tecidos com fibras naturais, como algodão, linho e couro.
Marcelo ainda recomenda que, de dois em dois meses, se retire as roupas do armário para deixar em uma área arejada para tirar um pouco no sol e vento. “Precisa tirar para bater um pouco, para evitar a umidade tão prejudicial. O ideal é fazer isso logo após a roupa tomar uma chuva mais pesada”.
Faça o mesmo com roupas de cama e cobertores. Guarde-os em um local seco, sem capas e coloque para arejar periodicamente.
:: Encontre lavanderias em Curitiba
:: Lavanderia Clean Up
:: L'Ácqua Lavanderia
:: Lavanderia Girassol
:: Lavanderia Champagnat
Tecidos Sintéticos
Diferente de casacos de lã e de roupas de couro, os tecidos sintéticos como microfibra, Oxford e viscose não sofrem a ação dos fungos. Marcelo afirma que é raro, mas é bom manter também as roupas guardadas secas e bem organizadas nos guarda-roupas. Outra dica de Marcelo é com relação aos sapatos.
“O ideal é eles ficarem separados, em uma sapateira, principalmente os de couro. O mesmo processo deve ser feito com os calçados, ou seja, tirar um pouco no sol e limpar bem” complementa.
Mofo tem solução?
Tem sim, em 90% das vezes. “As lavanderias conseguem sim tirar mofo, mas alguns tecidos praticamente são irreversíveis. O crepe perde a pigmentação e a camurça não tem solução” finaliza o nosso entrevistado.
Compartilhar
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS