A Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, pode ser uma grande vitrine para empresários e empreendedores ganharem dinheiro. Setores como o turismo e a construção civil pedem uma atenção maior, afinal de contas, a demanda com os turistas, tanto estrangeiros como brasileiros, será grande. Então, por que não explorar esses nichos e faturar com o grande evento mundial?
A headhunter da empresa de consultoria em recursos humanos De Bernt Entschev Human Capital Emmanuele Mourão Spaine nos ajudou nessa, e deu algumas dicas importantes de como ganhar dinheiro com a Copa.
:: Invista em você. Ter um idioma fluente (o inglês, por exemplo, que é a língua oficial), é fundamental para um evento que vai reunir culturas do mundo inteiro. “Qualquer tipo de comércio vai ter que saber se comunicar bem com os turistas. Vale a pena investir no inglês: é o idioma que vai contratar”.
>> Cursos de idioma em Curitiba
:: Hotéis, parques e shoppings vão contratar profissionais que tenham se especializado, ao longo dos anos, em cursos técnicos para atender a demanda da Copa. Aproveitando que o assunto são cursos, Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai qualificar profissionais do setor e pessoas com deficiência. O curso terá duração de 80h, é gratuito e será realizado à distância. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria de Educação da UFPR (clique aqui e saiba mais) até a segunda quinzena de agosto. A previsão de início do curso é para setembro.
:: Uma dica para bares e restaurantes: fazer um cardápio em outros idiomas. “O turista precisa se sentir à vontade e saber que o espaço em que ele está vai atender às necessidades dele”, lembra Emmanuele.
>> Vale a pena investir num curso rápido no exterior?
:: Além dos aeroportos e metrôs, meios de transporte como ônibus e táxi também precisam se agilizar. Os taxistas devem investir num curso de capacitação, afinal de contas, durante um mês inteiro o Brasil inteiro vai respirar futebol, e a todo momento haverá turistas chegando e saindo do país, e transitando entre as cidades-sede.
Foto: Rádio Táxi Sereia, Divulgação
>> Saiba o que fazer no Aeroporto Afonso Pena enquanto o seu voo não vem!
:: Ah, e uma dica fundamental quando o assunto é turismo: as lembrancinhas! Turista que se preze sempre volta pra casa com um mimo para os amigos, por mais singelo que seja. Então, que tal camisetas, bonés, chaveiros e outros enfeites da cidade sede da Copa do Mundo?
Embora a Copa aconteça daqui a três anos, muitos ainda não enxergaram o acontecimento como fonte de renda. Segundo Emmanuele, as pessoas ainda não se deram conta da oportunidade que têm pela frente. “Assim como a infraestrutura não está preparada, os empresários também estão atrasados nos investimentos. Mas a Copa está aí, e o tempo vai passar rápido”, avalia.
As obras da maioria dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo estão atrasadas (Foto: Carlos Edler)
>> Mantenha-se sempre bem informado. Clique aqui e saiba como!
Rapidinhas da Copa:
:: Curitiba contará com conexão de internet de velocidade até 100 Mbps (megabits por segundo) durante a disputa dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
:: Organizações locais, juntamente com a FIFA, pretendem reunir 18 mil pessoas para atuar como voluntários durante a Copa das Confederações e a Copa de 2014. As inscrições devem começar no fim deste ano, por meio do site oficial do evento. O programa de voluntariado oficial da FIFA cadastra, seleciona e capacita moradores das cidades-sede e de várias partes do mundo para darem suporte ao público dos jogos, em especial aos turistas estrangeiros.
:: O Sebrae vai preparar micro e pequenas empresas para a Copa, cerca de R$ 36 mihões (clique aqui e saiba mais)
:: Copa 2014 movimenta o ensino de idiomas no Brasil. Pesquisa revela que apenas 8% dos executivos brasileiros falam e escrevem em inglês fluente (clique aqui e saiba mais sobre a pesquisa)
:: Programa Olá Turista vai capacitar profissionais para a Copa. As aulas são via internet (clique aqui e saiba mais)
:: No final de junho, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 esteve em Paranavaí, onde vistoriou o Estádio Waldomiro Wagner, e depois seguiu para a cidade de Maringá, onde fez vistorias no Estádio Willie Davids. Ambos locais poderão servir como Centros de Treinamento de Seleções (CTs) durante o Mundial de 2014. O Paraná fez indicação de 14 locais que poderão servir como Centros de Treinamento (CTs).
(com informações do curitibanacopa.com.br, Prefeitura de Curitiba e Ministério do Turismo)
HAGAH PR
Em 2014, o mundo vai respirar futebol. Você está preparado para ganhar dinheiro com o maior evento esportivo do mundo?
Foto:
Sxc, Divulgação
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS