Você já deve ter visto algumas pessoas que têm o terrível hábito de roer as unhas. Além de deixar as mãos feias, quem morde, rói ou até mesmo come as unhas pode ter problemas de saúde, afinal de contas, as mãos carregam vírus e bactérias a todo o momento.
”Quem tem o hábito de colocar a mão na boca constantemente para roer as unhas – e em alguns casos há pacientes que até engolem essas unhas – pode sofrer contaminação e depois desenvolver doenças como gripes e resfriados, infecções intestinais e verminoses. Nas unhas, o trauma repetitivo próximo da matriz da unha pode fazer inclusive cicatrizes irreversíveis”, esclarece a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia Lauren Morais.
>> Dermatologistas em Curitiba
Roer unhas também pode estar associado a problemas de ansiedade. É uma manifestação cutânea, assim como arrancar os cabelos ou coçar e beliscar uma determinada área da pele.
Foto: Sxc, Divulgação
Segundo a dermatologista, além de descobrir a causa do problema, há medicamentos com gosto desagradável que, colocados na unha, inibem a ação. Outra dica para acabar com as unhas roídas é manter a mão sempre feita. “Sempre aconselho os clientes que têm esse problema fazer a mão umas duas vezes por semana. Se a mão tá bonitinha, a pessoa não vai roer”, acredita a manicure do Bem-Estar Estética Andreia Regina Moller.
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS