Em uma pesquisa divulgada recentemente, o número de profissionais que buscam cursos de especialização no exterior saltou de 42 mil em 2004 para 140 mil em 2009, um salto de 333%. O custo para esta opção, porém, é elevado e equipara-se muitas vezes aos cursos de especialização e pós-graduação de muitas instituições privadas no Brasil.
>> Avance na carreira profissional
Segundo Carlos Contar, consultor de gestão e carreiras e diretor da regional sul da Business Partners Consulting, é preciso que o profissional avalie o impacto desta decisão a médio e longo prazo e sempre alinhada às expectativas de carreira e de desenvolvimento pessoal. “Um curso de liderança com impacto na Harvard Business School em Londres, por exemplo, custa em média oito mil euros, o equivalente a mais de dezoito mil reais. Claro que a instituição dará peso ao currículo deste profissional, mas é preciso ver a aplicabilidade do curso na profissão, bem como, qual seria o valor agregado a curto e médio prazo para a empresa em que ele trabalha. Assim a avaliação da relação custo x benefício, será mais precisa e consistente”, diz o consultor.
>> Passo a passo para se fazer um intercâmbio
Outra questão importante para ser considerada é o prazo para a viabilidade destes cursos no exterior. “Geralmente estes processos de seleção não são rápidos. Eles exigem atenção e disponibilidade do candidato. Além disso, é claro, de um alto nível de fluência em outro idioma, como o inglês”, lembra o Contar.
Fonte: Comunicare - Soluções Integradas de Comunicação
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS