Viajar é sempre bom, seja por qual motivo for. Um passeio de final de semana com a família, um bate volta até a praia, uma viagem para fora do país. Enfim, não importa quanto tempo o importante é viajar. Como diz o ditado a Fé move montanhas e é com esse mote que lugares religiosos recebem milhares de pessoas todos os anos.
O Brasil é um país muito reconhecido por sua vocação religiosa, festas, romarias e peregrinações já são tradição. Pensando nisso, o hagah separou alguns destinos mais populares dos turistas da fé.
Aparecida do Norte
Quando fala em cidade religiosa uma das mais lembradas é Aparecida do Norte, localizada em Aparecida interior de São Paulo. O local é o terceiro maior templo católico do mundo, no formato de uma cruz grega., podendo abrigar cerca de 75 mil fiéis.
Dicas de viagens românticas
A história deste lugar se deu por um religioso que buscava ajudar os pescadores da região, que não pescam nada. Um dia lançaram suas redes ao mar e fisgaram uma imagem de Nossa Senhora. Depois deste dia a pesca tornou-se abundante. Os pescadores então, improvisaram um altar e, naquela mesma tarde, toda a vizinhança se reuniu para a reza do terço, que se tornou tradição na vila, hoje cidade de Aparecida.
Destinos de inverno para você aproveitar as férias
A Catedral-Basílica, mais conhecida por “Basílica Nova”, a terceira construída no município, foi inaugurada em 1955 e solenemente sagrada no dia 4 de julho de 1980 pelo Papa João Paulo II, em visita ao Brasil. Excursões são feitas todos os anos para Aparecida com fiéis que não cansam de agradecer por milagres já realizados.
Nova Trento
Após a beatificação de Madre Paulina, a cidade de Nova Trento, localizada em Santa Catarina recebe visitantes que agradecem a Madre pelos milagres recebidos. Bênçãos especiais, romarias e peregrinações ao Santuário, retiro espirituais e confraternizações são comuns na cidade onde a primeira santa brasileira foi canonizada.
O município conta com igrejas, capelas e monumentos, que também são visitados pelos peregrinos – como o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, a Igreja Matriz de São Virgílio, e o Calvário, que fica no alto de um morro, com 15 capitéis formando a Via Sacra. A fé está presente em todos os cantos da cidade, contando com dois santuários: Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, situados em área de preservação e rara beleza natural.
Novas regras para quem vai viajar com as crianças
Festa do Círio de Nazaré
A Festa do Círio de Nazaré mobiliza cada vez mais pessoas até a cidade de Belém. A lenda que ronda a cidade é do aparecimento da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, próxima ao rio Iguarapé. A festa tem início no segundo sábado de outubro, com uma procissão noturna, seguindo rituais, chamado então de Círio. São 15 dias de procissões, em muitas horas, num longo percurso por Belém.
Comemorações religiosas, missas, novenas e romarias, arraial, barracas, feiras, parque de diversões e fogos-de-artifício, não faltam na Festa do Círio de Nazaré. O ponto alto da festa é quando ocorre o almoço do Círio, com comidas típicas, como o pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá ou o casquinho de carangue. O desfecho ocorre no quarto domingo de outubro, na procissão de retorno, chamada Recírio.
Saiba quando e quanto dar de gorjeta
Juazeiro do Norte
Localizado no Ceará, Juazeiro do Norte ficou conhecido pela figura do Padre Cícero Romão Batista, “Padim”. Segundo os fiéis contam Padre Cícero, ao dar uma hóstia consagrada à beata Maria Magdalena do Espírito Santo, surpreendeu-se quando a hóstia se transformou em sangue. O fato se repetiu dezenas de vezes com diferentes outros moradores da cidade.
O padre que ainda não foi beatificado tem um movimento de peregrinação vindo dos quatro cantos do Brasil. Com 27 metros de altura a estátua de Padre Cícero, situada na Serra do Horto, lugar onde ele gostava de fazer seus retiros espirituais. Existe também o museu e o memorial do “Padim”, além de artesanato. Em novembro, mês dos finados, mais de 2 milhões de pessoas participam da grandiosa romaria organizada anualmente.
O passeio tem os seus roteiros turísticos, como a visita à Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. Como o evento já é tradicional, o município conta com ampla rede de hospedagem para melhor atender os fiéis que visitam a região.
Jerusalém
Jerusalém é conhecida pelo espetáculo Paixão de Cristo, realizado nas semanas que antecedem a Páscoa. O evento é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo e que recebe milhares de peregrinos. A réplica é perfeita da antiga Jerusalém dos tempos de Jesus, que serve de cenário para o espetáculo e que tem maravilhado pessoas de todas as idades ao longo dos anos pela sua grandiosidade. A peça é apresentada ao vivo por atores locais e nacionais levando a platéia a uma viagem no tempo.
A apresentação acontece em nove palcos gigantescos como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, e o Cenáculo da última Ceia. As apresentações são móveis e interativas, a cada noite durante oito dias, com duas sessões diárias, os espectadores acompanham a peça caminhando pelas 60 cenas diferentes nos nove palcos.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS