Os meses de janeiro, julho e dezembro são muito escolhidos pelos brasileiros para viajar, principalmente se for para o exterior. Ao planejar fazer uma viagem para fora do país algumas dúvidas e medos começam a surgir, como por exemplo, qual a forma mais segura para levar o dinheiro? Como evitar possíveis assaltos? Pensando nisso a Soviagem Turismo e Câmbio da algumas dicas.
Como se proteger na viagem
Pode ser mochileiro, intercambista ou turista tradicional, você não deve andar expondo dinheiro, relógio, máquinas fotográficas, aparelhos de reprodução de áudio e vídeo e outros bens. Para sua segurança a dica é utilizar os cartões pré-pagos ou ainda chamados de cartões recarregáveis como por exemplo, o Mastercard Cashpassport ou o Visa Travel Money.
Dicas para fazer compras no exterior
Suas vantagens são que ambos são utilizados como cartão internacional, aceitos para compras em quase 30 milhões de estabelecimentos e utilizado também para saque em moeda local em mais de 1 milhão de caixas automáticos no exterior. O cartão também pode ser recarregado de qualquer lugar e a qualquer hora em Dólar, Euro e Libra.
Paula Serathiuk foi intercambista pela Pontifícia Universidade Católica, e morou um ano em Torino na Itália. Ela viajou com o Visa Travel Money “Ele é prático, pode ser usado em qualquer lugar. O meu medo era de não poder sacar fácil o dinheiro e muito pelo contrário é fácil encontrar estabelecimentos para sacar, tinha um na esquina da minha casa.
Sem contar que lá eu fui assaltada e levaram toda minha carteira, achei mais tarde em um terreno baldio e todo o dinheiro que eu tinha acabado de sacar na carteira o ladrão levou, o cartão foi só cancelar pelo telefone, o atendimento é em português e eles me enviaram outro. Além é claro da comodidade de controlar tudo pela internet
Fazer um FPA – Fundo Para Assaltos, pode ser útil. Arranje um método para esconder algum dinheiro especialmente para essas emergências (meia, fundo falso na bota, bolso na cueca, etc). Esqueça que tem esse dinheiro, não conte com ele para a viagem. Só lembre desse extra no último dia da viagem para presentear-se com um jantar chique por exemplo.
Fique esperto! Quando e quanto dar de gorjeta
Outra dica é andar como se fosse um cidadão comum, pois não chamar a atenção é a melhor coisa, além de que é preciso usar roupas muito confortáveis para poder andar por todos os lugares. Evite beber muito, principalmente se você estiver viajando sozinho. Provavelmente não aproveitará totalmente o próximo dia de viagem. Se entrar numa multidão, parar para apreciar uma paisagem, ver um artista de rua, olhar vitrine ou fazer qualquer coisa que vá prender a sua atenção, segure firmemente seus pertences para evitar a ação de batedores de carteira.
Saiba como tirar o passaporte e visto para os EUA
Quanto aos documentos que não serão usados no exterior também devem ser deixados no Brasil, além de cópias dos documentos que você ira levar, outra boa idéia é deixar uma cópia desses documentos também na caixa de e-mail, se acontecer o pior, é só imprimi-los de lá. Espalhar cópias desses documentos, assim como dinheiro e cartões por todas as partes e bolsos da mochila é outra boa dica a se fazer, assim evita que perca tudo isso de uma só vez.
Evite levar coisas no bolso de trás da calça. Deixe no bolso da frente apenas algum dinheiro trocado para uso imediato e vá repondo conforme a necessidade. Não se deve confiar muito naquele porta-dólar que você leva por baixo da calça, nunca deixe todo o dinheiro nele. Essas bolsinhas já são mais que manjadas pelos bandidos, por isso deixe uma grana nele no intuito de despistá-los, caso seja assaltado.
Outra coisa que se deve evitar é andar sozinho à noite principalmente em lugares desertos, principalmente as mulheres. Não confiar em desconhecidos muito simpáticos que logo fazem propostas ou convites. Se alguém, por exemplo, se oferecer para tirar uma fotografia para você, desconfie! Se precisar que alguém tire uma fotografia para você, peça para uma pessoa que esteja em grupo de excursão, os japoneses geralmente são ótimos para fotografar! “É óbvio que existem muitas outras formas de se precaver, mas aqui já temos um bom começo. No demais, sem neuroses! Você já está fazendo bastante coisas para não passar por situações cabulosas”, lembra Eber.
Fonte: Ruy Barrozo
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS