O chocolate é um alimento adorado por quase todo mundo. Porém, ele esconde uma série de dúvidas: é vilão das dietas? Dá espinha? Alivia a TPM? Faz mal à saúde? Então, para acabar com os receios, conversamos com a nutricionista Adriana Ângela Roveda Chastalo, que desvendou os mitos e verdades sobre o chocolate. Confira a entrevista:
Chocolate dá espinha?
MITO. Essa relação não foi comprovada cientificamente. O que pode existir, de fato, são os desequilíbrios hormonais e fatores relacionados à falta de higiene adequada da pele, que podem levar a uma piora do quadro de acne. Estudos mostram que o aumento na ingestão de açúcares simples e alimentos que os contenham, além da ingestão de gordura saturada, bem como ingestão de alimentos refinados podem predispor o organismo à acne. O que realmente está comprovado para evitar a acne é uma dieta rica em frutas, legumes e alimentos integrais.
Chocolate alivia a TPM?
VERDADE. O chocolate libera as substâncias feniletilamina e serotonina (hormônio do bem-estar) no corpo humano, melhorando o humor. Essas substâncias também são capazes de aumentar a liberação de beta-endorfina, que reduz a sensação de dor e provoca prazer e bem-estar.
Chocolate é afrodisíaco?
VERDADE. O chocolate aumenta a produção de serotonina, que dá sensação de prazer e felicidade. O cacau é considerado afrodisíaco por conter uma substância chamada feniletilamina, sendo que o chocolate, feito a partir do cacau, foi avaliado por exercer vários efeitos sobre a sexualidade humana, atuando principalmente como um eficaz afrodisíaco, estimulante do hipotálamo, aumentando o desejo sexual (induz sensações agradáveis) e melhorando o prazer sexual.
Chocolate faz bem para o coração?
VERDADE. Estudos indicam que o consumo regular de chocolate, principalmente o amargo (acima de 50% de cacau), por possuir altas concentrações de compostos bioativos como flavonóides e polifenóis, pode exercer diversos benefícios à saúde, como neutralizar a ação de radicais livres do nosso organismo, reduzir as concentrações do colesterol LDL (ruim), além de reduzir a pressão sanguínea.
Chocolate branco engorda mais que chocolate preto?
VERDADE. O chocolate nas versões ao leite ou branca possuem menos substâncias antioxidantes e muito mais açúcar e gordura. Portanto, seria necessário comer o triplo da quantidade do chocolate branco para ter os mesmos benefícios do chocolate com mais cacau. O problema é que as calorias também triplicariam. Quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração de flavonóides, substâncias antioxidantes responsáveis pela proteção contra doenças. A dose recomendada de chocolate é de aproximadamente 30 gramas ao dia, com uma média de 130 calorias.
Chocolate amargo é mais nutritivo que os demais tipos de chocolate?
VERDADE. Os efeitos benéficos são atribuídos ao chocolate amargo, que contém uma maior concentração de cacau, menos açúcar e menos gordura. Para obter estes benefícios não precisa de grandes quantidades, ideal é até 30 gramas ao dia. Entretanto, apesar de diversos benefícios, o consumo diário ou frequente de chocolate não deve ser indicado para todas as pessoas. O chocolate, dependendo do tipo de fermentação e de outros processos de industrialização, pode desencadear a perda de algumas substâncias, diminuindo ou anulando seus benefícios.
Chocolate causa enxaqueca?
MITO. As pesquisas recentes mostram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. Os estudiosos concordam que, na maioria das vezes, a enxaqueca pode ser desencadeada por estresse, padrões de sono, fome e mudanças hormonais.
Chocolate supre carência emocional?
VERDADE. O alimento com maior impacto no nosso humor é o chocolate. Aqueles que adoram o chocolate tendem a procurá-lo quando se sentem emocionalmente fracos e a habilidade de melhorar o humor tende a ser a maior razão para o seu consumo. O chocolate estimula a endorfina liberada no cérebro e gera sensação de bem-estar.
Chocolate é energético?
VERDADE. O chocolate contém substâncias estimulantes como a cafeína e teobromina. A teobromina é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate acaba gerando um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.
Chocolate vicia?
MITO. Todos podem viver sem o chocolate, mas muitas pessoas sentem prazer ao comê-lo. Na verdade, as pessoas sentem uma grande motivação em saboreá-lo periodicamente. A substância feniletilamina é a responsável pelo sabor do chocolate. Ela é parecida com substâncias produzidas pelo cérebro quando alguém está apaixonado, causando certa “fissura”. Aliado a isto, o alimento apresenta um bom teor de magnésio, que age no organismo como regulador do humor e equilibra os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina. São esses fatores que contribuem para deixar a pessoa mais feliz e estimulada ao ingerir o produto.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS