Notícias

Fimose: o que é e como se trata?

Na maioria dos casos, o tratamento exige intervenção médica

Fimose é que o excesso de pele (prepúcio) no pênis que impossibilita a exteriorização da glande (cabeça do pênis). A fimose é normalmente indolor, porém os sintomas mais comuns são: prepúcio que não pode ser retraído; dor na ereção; inflamação da mucosa da glande e dificuldade na limpeza do prepúcio. Um prepúcio muito apertado pode interferir na micção (ato de urinar) e no desempenho sexual.

A fimose acontece naturalmente. Em meninos até quatro anos de idade, normalmente é difícil se retrair o prepúcio. Por orientação médica, as mães costumam fazer “massagem” no pênis, com o objetivo de descolar o prepúcio da glande. Segundo o urologista Lídio Jair Ribas Centa, desde que haja orientação médica, o procedimento é válido. “É uma medida adequada, mas sempre lembrando que a supervisão médica é importante para que não haja lesões e ferimentos”.

Em meninos mais velhos e homens adultos, a fimose é ativada frequentemente por uma infecção abaixo do prepúcio ou por outras condições médicas como o diabetes.

As principais causas da fimose são assaduras e cicatrizes que retraem a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito, e a falta de higiene adequada, que pode ser responsável pela incidência de infecções.

Em muitos casos, o tratamento mais indicado é a cirurgia para retirada do prepúcio. “A cirurgia é sempre benéfica, facilita a higiene e evita os riscos oferecidos pela presença da fimose, tais como infecções, lesões, fissuras e traumatismos”, completa o especialista. A cirurgia é de pequeno porte, com anestesia local e sedação, se necessário. Não exige internação e deve ser realizada em centro cirúrgico.

(Com informações do Ministério da Saúde)

HAGAH PR

Programação da TV

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie

© 2006 - 2012 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS