Se você é fã de comidas com muita gordura, exige a picanha mais suculenta da churrascaria e não deixa passar biscoitinhos, salgadinhos e doces, fique de olho: o colesterol pode estar por trás de tudo isso. Vários fatores podem contribuir para o aumento da doença, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, mas a causa mais comum é a alimentação incorreta. “A alimentação errada aumenta muito os riscos, principalmente alimentos ricos em gorduras trans e açúcares”, conta Eliane Tagliari, nutricionista e esteticista da Clínica Nutribioforma.
>> Propriedades dos alimentos funcionais
Em relação aos alimentos que combatem o colesterol, uma dica são os que têm a gordura boa. “Os melhores alimentos, por incrível que pareça, são os de gordura boa, ou seja, os ômegas presentes nos óleos de peixe, linhaça, castanha e sementes em geral”, reforça a nutricionista.
O famoso suco de berinjela tem ganhado espaço na lista de opções para quem deseja manter o colesterol nos níveis recomendados pelos médicos. “Há estudos científicos com a berinjela e o suco de laranja, e eles têm sido alvos de experimentos de um grupo na Unicamp há mais de dez anos”, comenta. Eliane Tagliari também comentou outras opções para quem não for muito fã da berinjela: “o que modula bem o colesterol são as fibras solúveis e insolúveis da dieta, principalmente as fibras da aveia e da linhaça”, resume.
Foto: Sxc, Divulgação
>> Vinho tinto e seus benefícios
*** Anote na listinha quais são...
... os alimentos ricos em colesterol, e que, portanto, não devem ser consumidos com frequência:
:: Bacon
:: Chantilly
:: Biscoitos amanteigados
:: Doces cremosos
:: Camarão
:: Queijos amarelos
:: Carnes vermelhas "gordas"
:: Gema de ovo
:: Sorvetes cremosos
:: Creme de leite
:: Lagosta
>> Cardiologistas em Curitiba
E os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:
:: Aipo
:: Couve-de-bruxelas
:: Bagaço da laranja
:: Ameixa preta
:: Ameixa preta
:: Couve-flor
:: Mamão
:: Amora
:: Damasco
:: Mandioca
:: Azeite de oliva
:: Ervilha
:: Pão integral
:: Aveia
:: Farelo de aveia
:: Pêra
:: Cenoura
:: Farelo de trigo
:: Pêssego
:: Cereais integrais
:: Feijão
:: Quiabo
:: Cevada
:: Figo
:: Vegetais folhosos
Foto: Sxc, Divulgação
Então, da próxima vez que for ao supermercado, dê preferência a alimentos livres de gordura trans, passe longe das gôndolas de biscoitos e opte por uma alimentação rica em frutas e verduras. Ah, não se esqueça de praticar atividade física regular: sua saúde vai agradecer!
Com informações do Ministério da Saúde
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS