A preocupação com o meio ambiente não é de hoje. Os recursos naturais disponíveis para uso muitas vezes não são bem utilizados – ou aproveitados. A água é uma delas. O Brasil concentra cerca de 12% de água doce do mundo disponível em rios e possui o rio Amazonas, que é o maior rio em volume e extensão do planeta.
Mas muitas atividades que fazemos em casa ou no trabalho poderiam ser realizadas com água de reuso. Você, sabe, por exemplo, como reaproveitar a água da chuva e lavar a louça e o carro, por exemplo, com essa água?
>> Empresas de hidráulica em Curitiba
“É importante essa consciência porque são fontes alternativas que combatem o desperdício e incentivam o uso racional da água”, comenta o engenheiro Silvio Pariz, da Invento Project - Projetos de Arquitetura e Engenharia. Ele também lembrou que toda construção em Curitiba, no projeto hidráulico e no alvará, se compromete a apresentar ou executar o projeto que prevê o aproveitamento das águas pluviais. “É norma da Prefeitura de Curitiba que toda residência tenha uma captação de água para reutilizar. E em alguns casos, serve até para uso humano”, acrescenta.
>> Painéis solares em Curitiba
Para o processo de captação da água, o sistema é simples: há um direcionamento da água para um compartimento, que pode ser uma calhas ou tubulação, por exemplo. “Você coleta do telhado e direciona a eles. É simples: você coleta a água, que vai para a calha, depois para a cisterna e depois você bombeia de volta para residência. Talvez seja um pouco oneroso, mas hoje já existe um sistema que faz isso automaticamente”, explica a engenheira Ana Havryluk, também da Invento.
>> Empresas de limpeza e manutenção em Curitiba
Como a água da chuva contém impurezas, ela precisa de tratamento. “É fácil de tirar as impurezas. Geralmente é poeira e a sujeira que vem do telhado, então, pra retirar essas sujeiras graúdas você pode usar uma tela ou um tecido que filtra”, lembra Ana. Também há produtos no mercado próprios para a purificação da água.
>> Construção e reforma em Curitiba
Numa família com quatro pessoas, por exemplo, se cada um usar o vaso sanitário quatro vezes ao dia, o desperdício de água é considerável. “Com caixa acoplada, a cada descarga são seis litros desperdiçados. Por mês vão embora 2.880 litros, ou seja, quase três mil litros de água. E essa água poderia ser uma água reaproveitada”, finaliza Sílvio.
HAGAH PR
Em Curitiba, é norma que toda residência tenha uma captação de água para reutilizar
Foto:
Divulgação
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS