Você, que se diz fã da culinária japonesa, sabe diferenciar os diferentes tipos de sushis? Que tal o Niguirizushi, o Oshizush e o Hossomaki? Calma! Se esses nomes são estranhos pra você, vamos te ajudar! O sushiman Juliano Komay, professor no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia e proprietário do Restaurante Sukiyaki, esclareceu algumas dúvidas sobre esse alimento que é uma tradição japonesa de muitos séculos.
>> Comida japonesa em Curitiba
“O sushi é facilmente definido por arroz avinagrado com cobertura ou recheio de peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, frutas ou até ovos. Ele nasceu pela forma que os japoneses usavam para transportar o peixe, entre camadas de arroz, que, fermentava, e logo conservava o peixe por mais tempo, suportando longas viagens”, explica Juliano.
Para comer sushi, não exagere no shoyu. “Geralmente utiliza-se pouco shoyu (molho de soja) para não mascarar os ingredientes utilizados e para não embebedar o arroz e o sushi dissolver antes de ser levado à boca”, conta Juliano.
>> Leia também: internauta indica restaurantes em Curitiba para saborear a culinária japonesa
Na maioria das vezes, os sushis são feitos para ser comidos de uma só vez, sendo excluídos dessa regra, somente o temaki, o futomaki e o chirashizushi.
Confira os diversos tipos de sushis:
:: Hossomaki: é um sushi enrolado fino. Consiste em alga com uma camada de arroz avinagrado e um recheio, que pode ser pepino, kani-kama, nabo em conserva, gengibre, ou tiras de peixes variados.
Foto: Sxc, Divulgação
:: Uramaki: Sushi enrolado ao contrário. O arroz fica por fora e geralmente pode ter mais de um ingrediente nos recheios, como o philadélfia (cream cheese e tiras de salmão) e o califórnia (kani-kama, pepino e manga, ou abacate).
Foto: Divulgação
:: Sushi Futomaki: sushi enrolado como o hossomaki, mas de tamanho maior. Esse sushi pode receber diversos recheios como uma combinação de raízes, ovos, gengibre, legumes e algas.
Foto: Divulgação
:: Temaki: Sushi enrolado à mão. Tem o formato de cone e recebe recheios diversos, como peixes, crustáceos, legumes e frutas.
Foto: Elvis Fernandes, Divulgação hagah
:: Niguirizushi: Sushi moldado à mão em formato de bolinho com cobertura de frutos do mar, legumes ou ovos.
Foto: Divulgação
:: Gunkanmaki: Sushi em formato de "barquinho". Recebe alga por fora formando um recipiente para rechear de diversas formas, geralmente recheado com ovas de peixes ou peixes em cubos temperados.
Foto: Divulgação
:: Oshizushi: Sushi "prensado", muito parecido com o niguirizushi. Esse sushi tem preparo muito fácil: é prensado em uma forma específica sobre uma cobertura e depois cortado em bocados.
Foto: Divulgação
:: Inarisushi: Sushi feito com uma "cestinha" feita de tofu frito, chamado aguê, e recheado por arroz avinagrado, com gengibre e/ou sementes de gergelim torrado.
Foto: Divulgação
Há, ainda, outros sushis de forma indefinida, onde se misturam o arroz com outros ingredientes sobre uma tigela, chamado chirashizushi ou barazushi.
Dúvidas em relação a como comer sushi? Segundo Juliano, não há restrições sobre o fato de se utilizar as mãos ou hashis (palitinhos).
E você, é fã de sushis? Quais os seus preferidos? Clique aqui e deixe seu comentário!
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS