Entre as estratégias estão as mudanças na alimentação, a redução de hábitos nocivos a saúde – como o fumo e o consumo de álcool – e a prática de exercícios físicos. Mas na hora de começar a mexer o esqueleto uma dúvida vem à tona – é melhor correr ou caminhar?
Segundo o personal trainer Xande Negão, cada modalidade tem as suas vantagens. “A pessoa deve escolher o que mais lhe agrada e o exercício ideal para o seu organismo, levando em conta o seu condicionamento físico”, aponta.
>>Saiba o que é Overtraining
A caminhada é a mais indicada para quem está começando. É um exercício aeróbio de menor intensidade, reduzindo as chances de lesões. Outra vantagem é que há possibilidade de progredir o treinamento lentamente e mesmo com algum tipo de limitação física é possível caminhar. “Tanto a caminhada como a corrida pode ser feita em qualquer lugar, seja nas ruas, parques ou até mesmo na praia durante as férias. E o maior custo é a compra de um tênis adequado”, afirma o personal. Xande explica que apesar da caminhada ser de menor intensidade e queimar menos calorias, ela elimina mais gorduras do que a corrida. Isso acontece porque ao caminhar o organismo utiliza o oxigênio no metabolismo, aumentando o nível de gordura perdida. Em uma hora são 480 calorias a menos, sendo que 70% é gordura. “Na corrida é possível perder o dobro de calorias, porém apenas 30% é gordura.
>>Academias em Curitiba
Como a intensidade do exercício aumenta, o corpo utiliza mais carboidratos do que tecido adiposo como fonte de energia”, esclarece. Os resultados de ambas as atividades vão depender de diversos fatores, como as necessidades individuais, condições físicas, intensidade do exercício, frequência, composição corporal, idade e sexo. “Não existe milagre. Para entrar em forma é preciso disciplina, paciência e força de vontade e jamais ter pressa. Para começar qualquer atividade física é imprescindível ir ao médico e fazer um check-up geral, evitando imprevistos”, alerta.
>>Clínicas de estética em Curitiba
O personal também observa que é fundamental buscar orientação de um profissional de educação física, que irá fazer um planejamento adequado de acordo com os objetivos e as condições físicas de cada um. “É importante fazer um fortalecimento muscular para otimizar os resultados das atividades aeróbias e aumentar o condicionamento físico. Além disso, músculos fortes reduzem o impacto dos exercícios e garantem o bom funcionamento das articulações e do sistema cardiorrespiratório”, acrescenta.
Fonte: Toda Comunicação
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS