Qual é o significado da festa de fim de ano da empresa? Sem um planejamento da confraternização, com foco na união da equipe, os jantares, as cestas de Natal e os “amigos secretos” não têm significado algum.
Como será a festa da sua empresa?
Para muitos colaboradores, o encontro é apenas mais uma obrigação, ou uma oportunidade de diversão com o grupo de afinidade, sem impacto nas relações com os colegas de outros setores da empresa e sem a importante reflexão sobre o ano de trabalho que termina e o novo ano que se aproxima.
Segundo o consultor em desenvolvimento pessoal e de equipes, Sérgio Naguel, de nada adianta investir em uma festa de fim de ano se a comunicação interna, os relacionamentos interpessoais e a relação entre os gestores e os colaboradores não vão bem.
“Se não existe confraternização de verdade, os funcionários prestam atenção em detalhes como o cardápio e a decoração, passam o jantar criticando a empresa e saem da festa marcados apenas por questões sem importância. É tempo perdido para quem promove e para quem participa”, analisa.
Outro exemplo de situação arriscada é o amigo secreto das empresas. Se não há descontração e o mínimo de afinidade entre os participantes, a atividade vira problema. “Muita gente participa por obrigação e, sem vontade, sai em busca de um presente para alguém que nem ao menos conhece. Que significado isso pode ter para o indivíduo e para o grupo?”, questiona Naguel.
Para transformar a confraternização de fim de ano em algo positivo, que mexa com as emoções e feche o ano dos colaboradores e gestores com alegria e descontração, algumas empresas estão deixando de lado os jantares tradicionais e apostando em atividades diferentes.
Encontros com jogos de integração e diversão, como a dança coletiva, passeios para um dia de lazer para os funcionários e tour pela empresa, para que a família conheça o ambiente de trabalho são algumas alternativas.
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