A rotatividade de funcionários é uma questão delicada e que preocupa não só as empresas, mas também o Estado. Para se ter ideia do problema, há um projeto de lei complementar que está sendo analisada pela Câmara dos Deputados que prevê benefícios fiscais as empresas que reduzirem a sua rotatividade anual em no mínimo 10% e as que tiverem rotatividade inferior a 10% da média do setor a que fazem parte, levando em conta dados do Ministério do Trabalho.
::Qual é a melhor maneira de administrar uma empresa?
A mão de obra é o que impulsiona o crescimento das empresas e o desligamento constante de colaboradores prejudica a produção e aumenta os custos empresariais, destaca a analista de recursos humanos e headhunter da Global Network Curitiba Simone Viana.
Fatores como instabilidade econômica, insatisfação quanto à política de remuneração da empresa, poucos benefícios, falta de motivação, desafios e oportunidades de crescimento, condições de trabalho incompatíveis, falta de reconhecimento e a política de recrutamento e seleção de profissionais são alguns dos principais fatores que influem na decisão de um colaborador deixar a empresa.
Outro problema é as falhas durante os processos seletivos. Muitas vezes profissionais inadequados para o perfil daquela empresa acabam sendo escolhidos, gerando custos desnecessários e perda de tempo.
A headhunter enfatiza a importância da gestão de pessoas dentro das organizações, em especial o que diz respeito à contratação de novos funcionários. Muitas empresas fazem os processos de recrutamento e seleção sem ter todas as ferramentas necessárias e profissionais qualificados que possam identificar os perfis mais compatíveis com a vaga e com seus princípios e valores.
São muitas variáveis que precisam ser analisadas e que influenciam a escolha. A análise dos candidatos precisa ser criteriosa e o profissional de recursos humanos tem que saber identificar os potenciais que podem ser desenvolvidos em cada um, acrescenta.
Escolher o candidato que melhor se encaixa com as políticas da empresa é o primeiro passo para contratar alguém que valorize seu trabalho e dê bons resultados. Simone esclarece que uma forte tendência dentro das empresas para evitar erros no recrutamento e seleção é a terceirização da gestão de pessoas.
Além da redução de custos com recursos humanos, a assertividade na seleção dos profissionais adequados e o uso de diversos instrumentos essenciais nos processos seletivos são outras vantagens da terceirização.
Compartilhar TODA COMUNICAÇÃO
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS