Se você leu comida árabe e só se lembrou de quibe cru e esfirra, nós vamos te dar uma forcinha e ensinar que não é só disso que essa gastronomia vive. Caracterizada por ser muito saborosa e nutritiva, a culinária árabe utiliza bastante os grãos: favas, grãos-de-bico, lentilhas, ervilhas, trigo... Outro ponto importante é que a mesa de um árabe sempre vai ser farta: ela estará cheia de comida e com variedades!
>> Culinária árabe em Curitiba e região
Mas quais são os principais pratos da comida árabe? Conversamos com o chef João Victor, do Armazém Italiano, que destacou os “mais mais”! E ainda, de quebra, nos deixou uma receita saborosíssima: Arroz com Lentinha à Moda do Armazém Italiano!
:: Coalhada seca
Simples e fácil de fazer em casa. Você vai precisar de leite integral e iogurte natural. O alimento é classificado como construtor, que fornece substâncias para a construção e reparação constantes de ossos e músculos.
Foto: Divulgação
:: Babaganuch
É uma pasta de berinjela, bom acompanhamento para quibe cru.
Foto: Divulgação
:: Homus
Creme de grão de bico. Sugestão: servir acompanhado de pão sírio
Foto: Divulgação
:: Tabule
Salada com origem em Damasco, capital da Síria. É uma mistura de tomate com salsinha, cebolinha verde, cebola e trigo.
Foto: Divulgação
:: Quibe cru
Foto: Velho Oriente
:: Esfirra
Há diferentes tipos, mas o básico é saber que é feito com massa de pão, assada no forno, com recheios dos mais variados.
Foto: Velho Oriente
:: Kafta
Originalmente era feito com carne de carneiro. Aqui no Brasil ele é feito, geralmente, com carne de boi. Pode ser assado no forno, na churrasqueira ou em uma frigideira.
:: Arroz com lentilha
Sinônimo da fortuna. Veja, abaixo, uma receita do chef João Victor.
Foto: Divulgação
:: Que tal dar uma passadinha no Mercado Municipal e comprar os ingredientes para fazer o Arroz com Lentilha?
Arroz com lentilha à moda do Armazém Italiano (serve quatro pessoas)
>> Ingredientes
:: 600g de arroz já cozido
:: 8 colheres (sopa) de lentilhas (lavadas e escorridas)
:: 2 folhas de louro
:: 2 ramos de alecrim
:: Água para cozinhar o grão (suficiente para cobrir as lentilhas)
:: 8 cebolas cortadas em fatias
:: 2 pitadas de açúcar
:: Óleo de milho
:: Manteiga sem sal
:: 2 cebolas picadas
:: 2 dentes de alho picados
:: 2 colheres (sopa) de Azeite de Oliva extra virgem
:: Cheiro verde picado
:: Sal
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso, adicione um fio de óleo de milho, coloque as 8 cebolas cortadas em fatias, adicione as pitadas de açúcar e uma pitada de sal. Deixe refogar até que as cebolas fiquem bem douradas e murchas. Reserve.
Cozinhe a lentilha, adicionando os ramos de alecrim, as folhas de louro, cubra com a água e deixe cozinhar. É aconselhável deixar a lentilha all dente. Reserve.
Em outra panela, adicione a manteiga, a cebola picada e deixe dourar. Acrescente o alho picado, as lentilhas cozidas, o azeite de oliva, as cebolas douradas, o arroz cozido, misture tudo, adicione o sal (se necessário) e o cheiro verde. Sirva.
Sobre o chef João Victor
Natural de Florianópolis, João Victor Nunes tem 29 anos e é chef de cozinha. Antes de vir para Curitiba, Nunes começou trabalhando como auxiliar de cozinha em um restaurante da sua cidade. Hoje, o autodidata João Victor Nunes é especialista na cozinha contemporânea regional e cuida da gastronomia do restaurante Armazém Italiano.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS