A campanha de testagem rápida Fique Sabendo! foi lançada no mês de novembro pelo secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior. Até o dia 18 de dezembro devem ser realizados 70 mil testes rápidos e gratuitos para a detecção do vírus HIV. O resultado sai em 10 minutos.
Os testes estão disponíveis nas unidades básicas de saúde de 180 municípios do Paraná. Nos municípios em que não houver testagem rápida, o teste convencional poderá ser feito e o resultado sairá em três dias.
>> Postos de saúde na Grande Curitiba
Os testes serão realizados gratuitamente e o resultado é sigiloso. A Secretaria da Saúde aconselha que só faça o teste quem se expôs a algum fator de risco, como por exemplo, o sexo sem preservativo. Se o resultado do teste rápido for positivo, a pessoa será encaminhada para refazer o teste da forma convencional.
Estima-se que para cada soropositivo existam outros cinco infectados com o vírus sem saber. No Brasil, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas pelo HIV, das quais 400 mil não conhecem sua sorologia. De acordo com o coordenador estadual do programa DST/AIDS, Francisco Carlos dos Santos, em torno de 21 mil pessoas são soropositivos no Estado, sendo 66,1% homens e 33,8% mulheres.
>> Métodos contraceptivos: vantagens, desvantagens e diferenças
O vírus HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação e por transfusão de sangue. Hoje, aproximadamente 10 mil pacientes estão em tratamento com medicamentos anti-retrovirais.
Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná
A Secretaria da Saúde aconselha que só faça o teste quem se expôs a algum fator de risco
Foto:
Cleber Gomes
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS