Notícias

Como receber dinheiro no exterior

Cartões, depósitos e remessas. Tudo é válido para sair do apuro!

Vamos imaginar um cenário um pouco deseperador: você está em um outro país e o seu dinheiro acabou! 

Não por falta de organização ou planejamento, mas talvez por alguma fatalidade como um assalto ou extravio de bagagem. Também ajudam a acabar com o dinheiro lá fora gastos a mais com presentes, com restaurantes ou algum tipo de passeio não programado...

>> Qual o maior aperto que você já passou no exterior? E como saiu da situação?

Quer saber como enviar e receber dinheiro em um outro país? Vamos ver algumas possibilidades para uma eventual emergência financeira.  

Usando os cartões
Cartão de crédito
É a mais tradicional e, para muitos, a mais segura. As taxas são mais caras (pela conversão, etc) e o cartão internacional  tem que estar habilitado. Um detalhe que encarece também este tipo de envio é que um saque com cartão de crédito internacional no exterior é considerado praticamente um empréstimo. Portanto, os juros são muito similares com os que são praticados no crédito rotativo.  

Cartão de débito
Um cartão de débito internacional para sacar direto da sua conta lá fora é possível, desde que o seu banco esteja filiado às bandeiras Cirrus e Plus. É mais prático, pois é possível depositar aqui no Brasil e em moeda local na conta-corrente e sacar lá fora, nos caixas eletrônicos do próprio banco que tenham agências no exterior o valor já convertido.

Verifique no entanto se o seu banco e também o seu cartão de débito permitem esse tipo de transação. O limite também precisa ser verirficado. Aumente ele em caso de viagem mais longa.

É possível também sacar o dinheiro em agências de outros bancos que sejam conveniados com o seu e os valores variam muito - mas é cobrado geralmente sobre o montante que foi movimentado.



Quem reside lá fora?

Essa é para quem já vive lá fora e tem conta-corrente em algum banco do país em que resida. Receber dinheiro por meio de transferência entre contas (Swift) só é realizada com algumas instituições autorizadas pelo Banco Central - não são todas. 

Vai usar este sistema? Verifique então se é possível fazer a transferência e onde realizá-la. As tarifas vão de acordo com o valor movimentado e variam muito de acordo com a instituição utilizada.

>>Mais informações com o Banco Central do Brasil! 

Sem conta-corrente
E se o viajante não tiver conta-corrente em bancos no exterior? Como fazer para receber?

Muito comum entre jovens e mochileiros, a saída é recorrer à uma instituição que faça a chamada intermediação de remessas e a mais usada (pelo tempo de mercado e pelo número de localidades que atende) é a americana Western Union.

O processo é bem simples. Para enviar o dinheiro basta procurar o Banco do Brasil ou alguma casa de câmbio que trabalhe com o sistema da Western e proceder da seguinte maneira:, é necessário buscar um agente da empresa. No Brasil, além do Banco do Brasil, algumas casas de câmbio também realizam a operação.

>>Veja quem trabalha com a Wester Union em Curitiba e RMC!

Para enviar dinheiro
Vá até um agente autorizado e preencha o formulário Envio de Dinheiro. Faça o pagamento da remessa e também da taxa de envio. Basta assinar o recibo com o Número de Controle da Transferência de Dinheiro (MTCN) e pronto.

Para receber o dinheiro
A pessoa que irá receber precisa saber se o dinheiro já está depositado. Só então ela vai até um posto de atendimento que tenha os serviços da Wester Union na cidade com o documento oficial particular com foto (passaporte, por exemplo, ou outro que seja válido no país em questão), o nome, sobrenome e a cidade da pessoa que fez o depósito, bem como o valor que foi enviado. Tenha em mãos também o Número de Controle de Transferência de Dinheiro (MTCN), caso seja solicitado. A pessoa irá assinar um documento comprovando que recebeu o dinheiro.

Fonte: Banco do Brasil,Sair do Brasil e Western Union
Imagem: Sxc

HAGAH PR

Programação da TV

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie

© 2006 - 2012 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS