O alerta é da Secretaria estadual da Saúde para que a população mantenha as janelas e portas das residências e dos ambientes de trabalho bem abertos, assim como manter os hábitos de higiene como, por exemplo, lavar as mãos com água e sabão com frequência ou realizar assepsia das mãos com álcool gel nas atividades diárias.
>>A sua casa é arejada?
“Mesmo com uma incidência menor da doença é indiscutível a importância da prevenção. Com o frio a tendência é de que os ambientes fiquem fechados, mas é imprescindível que cada um faça sua parte e na medida do possível mantenha os ambientes arejados. Esta é uma prática que evita muitas doenças, não apenas a gripe A”, disse o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
O pneumologista da Secretaria, Jonatas Reichert, reitera a importância da circulação do ar. “Manter os ambientes internos bem ventilados, com ar natural pelo maior tempo possível, evitando o uso do ar condicionado é uma forma importante de combater a doença nessa época do ano”, afirma.
De acordo com ele, a grande concentração de pessoas em ambientes fechados, agora no frio, tende a aumentar e isso pode ser um importante fator na propagação do vírus já que ele pode ser transmitido com mais facilidade devido à proximidade das pessoas.
Reichert lembra que, nessa época do ano, o organismo fica mais frágil devido às variações climáticas, da umidade e do frio o que pode levar as pessoas a ficarem mais suscetíveis à doença. “Por isso, é importante que todos mantenham as recomendações amplamente divulgadas para evitar a contaminação do vírus, além de outras doenças respiratórias típicas nessa época do ano”, completa o médico.
Ar-condicionado
Ele faz um outro alerta relacionado ao uso do ar-condicionado. “Algumas pessoas, devido ao frio, ligam o ar-quente, o que acaba fazendo com que as mucosas fiquem muito secas e, perdendo a umidade, deixem de ser uma barreira importante de defesa contra o vírus e bactérias”, informa. Segundo ele, é fundamental manter um recipiente de água no local, o que propicia a umidificação daquele ambiente e ajuda a reforçar as defesas do organismo. Outras medidas como se manter bem agasalhado, protegendo os pés, mãos e a cabeça são formas de evitar doenças.
Postos de saúde em Curitiba e Região
Prevenção é simples e eficaz
:: Ao tossir ou espirrar, cubra sempre o nariz e a boca com lenço de papel. Em seguida, jogue-o no lixo.
:: Não compartilhe pratos, talheres, copos, toalha e objetos de uso pessoal.
:: Lave as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar, ao chegar em casa, antes e após as refeições e quando for ao banheiro.
Uso do álcool para higienizar as mãos: será que funciona?
:: Prefira ambientes arejados e sem aglomeração de pessoas.
:: Em caso de recomendação médica, utilize máscaras cirúrgicas para proteger outras pessoas.
Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná
Rio Grande do Sul já registra duas mortes pela Gripe A
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul reconheceu ontem a segunda morte por gripe A, confirmada pelo Laboratório Central do Estado, em 2011. O novo óbito é de um homem, de 71 anos, diabético, residente em Bagé e internado na Santa Casa do município no dia 3. Ele morreu ontem. O paciente não foi vacinado contra a gripe neste ano.
O primeiro óbito deste ano no Estado foi de uma mulher, de 48 anos, de Anta Gorda, no Vale do Taquari. Até ontem, foram notificados 87 casos da doença, com quatro confirmações e dois óbitos. Dos outros dois contaminados, uma gestante, de São Gabriel, apresenta boa evolução, e uma criança, de Camaquã, teve alta.
Fonte: O Pioneiro
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS