Na hora de escolher espécies de plantas para compor paisagismo de terraços, varandas ou coberturas é necessário fazer uma seleção compatível com as condições climáticas do local. A professora de paisagismo do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (CEPDAP), Wanda Coelho, Técnica Paisagista e Designer de Exteriores, explica que a peculiaridade desses espaços é que as plantas sempre estarão plantadas em vasos ou em floreiras.
Falta mais verde na sua casa? Como é o seu quintal?
"Temos que considerar o tamanho dos vasos em relação ao crescimento final das plantas ou a vegetação em relação à edificação das floreiras”, destaca. Segundo Wanda estão muito em uso as plantas frutíferas que, além de servirem como alimento, atraem pássaros ao jardim. “Esse novo conceito do paisagismo produtivo inclui também plantas aromáticas, temperos e até mini-hortas, que podem ser perfeitamente produzidas em vasos e floreiras”, explica.
>>Jardineiros em Curitiba e RMC
De acordo com a especialista praticamente todas as espécies ornamentais vão bem em vasos ou floreiras, desde que observadas as suas necessidades específicas. “Para uma ambientação subtropical, podemos escolher as plantas arbustivas, inclusive floríferas para áreas de sol, tais como: a esponjinha (Calliandra brevipes), lanterna-chinesa (Abutilon striatum), brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida), flores que atraem beija-flores e palmeiras de pequeno porte”, exemplifica.
Algumas também se adaptam à sombra e a áreas cobertas por causa das geadas, como é o caso da chamaedorea (Chamaedorea microspadix ). Wanda lembra que outra palmeira que fica bem em meia-sombra ou sombra é a Rápis (Rhapis excelsa), espécie que pede cuidados simples, ideal para varandas e terraços cobertos.
“Ela deve receber água sempre que o substrato estiver seco na superfície e com iluminação indireta. A dica é sempre molhar o caule, que é revestido por uma trama fibrosa”, afirma.
>>Paisagismo em Curitiba e RMC
Para áreas ensolaradas ou com incidência de ventos, como é o caso de coberturas, a indicação da paisagista é a palmeira areca-bambú (Dypis lutescens). “É uma planta bastante rústica e requer pouca manutenção”, destaca.
A professora também recomenda vários tipos de plantas suculentas como a planta-jade (Crassula ovata ), rosa-do-deserto (Adenium obesum), planta-pérola (Haworthia pumila), rosa-de-pedra (Enchevia sp), Calanchoe ou Flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana). Essas espécies também precisam de pouca água, mas requerem sol direto e boa ventilação. Ficam ótimas em vasos rasos tipo bacias, ombinados com pedras e, por seu aspecto delicado, podem ser adaptadas a vários locais.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS