Ir ao Paraguai fazer compras: quem não gosta disso? Embora por lá os preços sejam mais vantajosos, é preciso ficar de olho em algumas coisas importantes. Passar mico e ser “passado pra trás” é o que ninguém quer, não é mesmo?
Confira algumas dicas para não passar por apertos no Paraguai, e boas compras!
Documentos
Leve sempre RG ou passaporte. No lado paraguaio não costumam aceitar a carteira de motorista como documento. Para entrar na Argentina o documento de identidade é indispensável, ou seja, sem ele, você não entra!
Lojas de confiança
Prefira comprar nas grandes galerias: elas são mais seguras. Evite, ainda, os produtos dos camelôs. É bom chegar lá com uma listinha dos produtos que se quer comprar. Se você quiser pesquisar preços e conhecer todos os shoppings, é bem provável que apenas um dia não seja suficiente. E não se esqueça de conferir a mercadoria que comprou. Exija sempre produtos com embalagem, verifique o conteúdo e compare o número de série do produto com o do termo de garantia.
Garantia
Exija sempre a nota fiscal para ter direito à garantia! Não esqueça que a Nota Fiscal também é exigida na aduana na declaração dos produtos.
Transporte certo
Evite as conduções alternativas, e que geralmente são mais baratas. Um dos principais problemas no Paraguai são os assaltos. Então, todo cuidado é pouco!
Horários das lojas
Não há um horário correto para abertura das lojas, mas geralmente elas abrem entre 7h e 7h30 e ficam abertas até umas 16h30. Aos domingos, poucas lojas abrem. Nos feriados, o momento é intenso, e no final de ano, geralmente os horários são estendidos.
Pagamento
Os preços dos produtos são geralmente em dólares. A dica é ir ao Paraguai com reais e fazer a conversão em uma loja de câmbio de lá (por causa dos impostos). Sobre compras com cartões de crédito, dá pra comprar com cartão de crédito nas maiores lojas (somente o internacional), mas cobram uma porcentagem em cima do valor. Mas tenha em mente que a fatura do cartão virá em guaranis, por isso procure ver na hora a cotação do guarani para conferir se o valor bate com o valor em dólares.
É bom sempre evitar...
:: Não caia na conversa dos vendedores. Pesquise e pesquise!
:: Jamais compre em lojas que não tenham os preços marcados nas mercadorias;
:: Não aceite as “facilidades” que algumas lojas do Paraguai oferecem para entregar o produto que você adquiriu no endereço em que você está hospedado. O produto pode não ser o que você escolheu ou aparecer, ainda, com defeito;
O que é proibido trazer do Paraguai
:: Pneus - a aquisição de pneus adquiridos no Paraguai está proibida pela Receita Federal, sendo passível de retenção deles o condutor que os trouxer tanto equipado no veículo quanto como bagagem, no porta-malas;
:: Bens cuja quantidade, natureza ou variedade revelem intuito comercial ou uso industrial;
:: Cigarros e bebidas fabricados no Brasil, destinados à venda exclusivamente no exterior;
:: Substâncias entorpecentes ou drogas;
:: Remédios;
:: Armas e munição;
:: Bebidas alcoólicas, fumo, cigarros e itens semelhantes, quando trazidos por viajante menor de dezoito anos;
:: Bens ocultos com o intuito de burlar a fiscalização.
Quanto você pode trazer
A única restrição imposta pela Receita é a de que a compra não pode configurar como sendo para revenda, ou seja, muitas quantidades de um mesmo item.
Pertences levados ao exterior
Quando for levar objetos ao entrar no Paraguai (que na volta possam dar a entender que foram recém-comprados lá, como câmeras fotográficas, por exemplo), preencha uma Declaração de Saída Temporária de Bens (DST), gratuita, na Aduana, antes de deixar o país.
Não fique na mão!
A aduana de Foz do Iguaçu funciona 24h. Para mais informações visite o site da Receita Federal neste link: www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes
Fonte: Receita Federal
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS